Insuportável

'Bebendo água quente', diz aposentada sem luz há 6 dias em Niterói

Energia faltou na sexta-feira (3)

Segundo moradores, a energia foi interrompida por conta da chuva do último dia 6
Segundo moradores, a energia foi interrompida por conta da chuva do último dia 6 |  Foto: Pericles Cutrim / Arquivo

Sem energia elétrica há seis dias, os moradores da Rua Carnage Malta, em Piratininga, na Região Oceânica de Niterói, estão sofrendo sem saber onde recorrer já que tentaram por diversas vezes contato com a Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na região.

Segundo os moradores, a energia foi interrompida após a forte chuva e ventania da última sexta-feira (3). Desde então, a rotina teve que ser mudada. Muitos não têm para onde ir e acabam ficando à luz de velas à noite.

A aposentada Luciana Pinto Figueiredo, de 72 anos, que mora no local há 20, vive com o marido de 80 anos, que tem Alzheimer. Ela já comunicou às equipes da Enel que passam pelo local, e sempre ouve que o problema será resolvido até o final da tarde. A aposentada e o marido alegam que estão bebendo água quente já que a geladeira queimou.

“Minha geladeira queimou por conta disso, estamos tendo que beber água quente já que o gelo só dá para 2 horas. À noite, estamos tendo que acender velas para poder enxergar porque fica uma escuridão dentro de casa e na rua. Apesar dessa situação, não pretendemos sair daqui, pois tenho medo de alguém invadir a nossa casa. Nunca passamos por isso”, contou.

Segundo a bancária Julia Tavares, de 26 anos, ela e os vizinhos chegaram a ficar com apenas uma fase da energia após a tempestade, mas três dias depois uma equipe da Enel foi ao local com a promessa de resolver o problema e nada foi resolvido.

“Nós ficamos apenas com uma fase após a chuva e vento forte até o dia 6 na parte da manhã. O pessoal da Enel falou que ia resolver, mas a luz acabou. Já foram mais de cinco equipes que vieram aqui e até agora nada foi resolvido”, disse.

O engenheiro eletricista Júlio Poustka, de 61  anos, tem uma casa na rua e fez uma avaliação na rede elétrica da via. Segundo ele, foi detectado um problema em um dos transformadores da região.

“Vasculhei a rua toda e reparei que em uma parte da rua é alimentada pela rua principal. Tem três transformadores na rua. Reparei que o transformador do meio estava quebrado e essas casas estão sendo prejudicadas por conta disso”, disse.

Em nota, a Enel informou "que uma equipe da distribuidora trabalha no local neste momento para realizar os reparos necessários na rede elétrica e normalizar o fornecimento de energia aos clientes".

< Berço da umbanda, São Gonçalo promove semana dedicada à religião Calor e ansiedade entre fãs da banda RDB, que faz show no Rio <