Prevenção

Blocos debaixo de chuva e o alerta para riscos: saiba se proteger

ENFOCO consultou especialista em segurança elétrica

Não encostar em objetos metálicos é um dos principais cuidados para evitar acidentes
Não encostar em objetos metálicos é um dos principais cuidados para evitar acidentes |  Foto: Lucas Alvarenga
 

O fim de semana com mais de 80 blocos oficiais em diversas regiões do Rio levantam um alerta por conta da ameaça de fortes chuvas e riscos de choques elétricos, devido a possíveis contatos de foliões com postes, estruturas metálicas e até fiações.

Para Priscilla Raeder, responsável pela área de Saúde e Segurança da Enel, as principais ameaças são as ligações irregulares, por vezes realizadas sem os critérios técnicos adequados, que podem comprometer a segurança da população.

Leia+: Carnaval deve movimentar R$ 8 bilhões, aponta pesquisa

Leia+: Blocos de carnaval: confira a agenda deste fim de semana no Rio

Ela revelou ao ENFOCO os principais cuidados que as pessoas devem ter em eventos públicos. São eles: não encostar em objetos metálicos como semáforos, postes de iluminação pública, pontos de ônibus, portões e grades.

A especialista explicou que os postes da rede de distribuição de energia elétrica normalmente são de concreto, fibra ou madeira, que são materiais com característica isolante para mitigar riscos de choque elétrico.

A atenção deve ser redobrada, no entanto, com outros postes espalhados na rua para outras funcionalidades, como postes de semáforos, iluminação, para instalação de câmeras de segurança, etc.

"Normalmente postes metálicos por sua natureza são materiais que conduzem energia elétrica e, em caso de algum problema na fiação interna, podem causar choque elétrico", revelou Priscilla Raeder.

Sobre os enfeites da folia, como o caso de bandeiras e fitas, apesar de deixarem a festa mais alegre, podem também oferecer riscos se colocadas de maneira incorreta.

"Jamais se deve, por exemplo, utilizar a fiação elétrica da rua como sustentação", disse a especialista.

Segundo Priscilla, o ideal é escolher bandeirinhas plásticas ou de papel e usar sempre barbantes de algodão ou fitilhos plásticos, pois outros materiais podem provocar choques elétricos. 

"Nós recomendamos a não utilizar o poste de rede elétrica para fixar bandeirinhas e outros objetos para evitar o risco de acidentes. Utilize árvores, muros de casas ou outros pontos para a fixação dos materiais", salientou. 

A responsável pela área de Saúde e Segurança da Enel Rio destaca ainda que confetes e serpentinas são materiais feitos de papel, em sua maioria, não oferecendo risco de choque elétrico. Ela alerta, porém, que os materiais feito de alumínio, são condutores e não devem ser utilizados próximo à rede. 

"Recomendamos que, durante as festas e uso desses enfeites, as pessoas se mantenham distantes da rede elétrica, evitando se aproximar dos cabos", disse. 

Em caso de acidente, é recomendado isolar o local para que não haja aproximação de pessoas e jamais tocar em fios partidos. Além de acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193, e a Enel pelo número 0800 28 00 120. 

Previsão de Chuvas

De acordo com o Alerta Rio, nesta sexta-feira (10), áreas de instabilidade em altos e médios níveis da atmosfera permanecerão influenciando o tempo.

O dia terá céu parcialmente nublado a nublado e há previsão de pancadas isoladas de chuva moderada a forte a partir da tarde. Os ventos estarão fracos a moderados, e as temperaturas permanecerão estáveis, com máxima de 34°C.

No sábado e domingo (11 e 12), o cenário já muda. Conforme a previsão, áreas de instabilidade atuarão em conjunto com o calor, e a alta umidade mantém a previsão de pancadas de chuva durante a tarde e noite, com raios. Os modelos numéricos de previsão do tempo indicam estimativa média de chuva de 20 mm para cada dia.

< PM é preso suspeito de liderar bando que extorquia comerciantes Live de streamer é interrompida por barulho de tiros <