Cidades

Campanha "Maio Amarelo" chega em São Gonçalo

Na tarde desta quarta-feira (23), equipes da Guarda Municipal em parceria com o Detran e o projeto "Lei Seca", realizaram entrega de kits com panfletos, manual de segurança no trânsito e adesivos no bairro Zé Garoto. Entre os meses de janeiro e maio deste ano, a GM lavrou 212 autos de infração, somando 14 artigos do Código de Trânsito Brasileiro desrespeitados pelos motoristas.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, mais de 90% dos acidentes de trânsito são causados por fatores humanos, ou seja, são provocados pelas escolhas das pessoas. Para o secretário de Segurança Pública e Transportes, Felipe Brito, a conscientização é o melhor meio para mudar este quadro. "Precisamos mudar o nosso comportamento e ter mais educação no trânsito. A colaboração da população é fundamental neste sentido. É preciso estar com a manutenção do veículo em dia, não beber ao volante, usar cinto de segurança, respeitar o limite de velocidade, entre outros fatores", destacou.

As operações tem como objetivo garantir a segurança dos motoristas e pedestres. "Além de melhorar a segurança no trânsito, também estamos colaborando com a redução da criminalidade, pois nosso foco é tirar veículos roubados das ruas, principalmente motos, que são facilmente usadas em fuga por bandidos", explica o comandante da Guarda, Carlos Machado.

< Avião da Força Aérea Brasileira cai no Rio de Janeiro Vital Brazil, em Niterói, produz soro inédito contra picada de abelhas <