Cidades

Canal do Recanto é reaberto em Maricá

Obra foi vistoriada pelo presidente da Somar Foto: Ibici Silva

Começou na última semana a reabertura da ligação do Canal da Costa com o mar, no Recanto de Itaipuaçu, em Maricá. A obra tem como objetivo promover a oxigenação do curso d’água que corta o bairro e, por consequência, do sistema lagunar onde ele desemboca. A obra foi vistoriada, nesta quinta-feira (2) pelo presidente da autarquia de Serviço de Obras de Maricá (Somar), Renato Machado.

A intervenção conta com autorização do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), órgão estadual responsável pela gestão dos recursos hídricos no estado do Rio de Janeiro. De acordo com o presidente da Somar, Renato Machado, o novo leito vai manter o canal desassoreado e, com isso, facilitar o acesso dos pescadores artesanais que atuam no local.

"As obras serão realizadas em toda extensão, até a primeira passarela com aproximadamente 300 metros. A primeira etapa foi realizada do mar, em sentido inverso para que os pescadores comecem a sair e ocorra a oxigenação. E acaba sendo uma forma de fazer uma praia com área de lazer para as crianças", disse.

A população aprovou a abertura do canal e aproveitou o primeiro dia útil de 2020 se divertindo.

"O canal do Recanto precisava ser reaberto, pois estava muito assoreado. Agora todos podem vir se divertir e trazer as crianças. É maravilhoso para todos nós", disse o aposentado Marcelo Dias, 67 anos.

Pescadores também aprovaram a abertura, é o caso do José Severino Silva, 43 anos, morador de São Gonçalo.

"Ficou ótimo essa abertura, sou pescador, sempre venho aqui sempre, vai dar para sair e entrar com o barco, além de aumentar o número de peixes", contou.

O presidente da autarquia ainda afirma ainda que em 20 dias as obras sejam concluídas. A abertura não faz parte das obras de construção do quebra-mar, que ainda necessita de autorização do INEA para que seja retomada. A areia retirada está sendo colocada na própria praia.

< Internet e ligação se despedem no réveillon de Maricá Água mais cara em Niterói já a partir de janeiro <