Cidades

Carnaval mais fraco em Niterói

Ouça a reportagem
Bloquete está entre os principais blocos de Niterói (Foto: Divulgação)

O carnaval de Niterói terá uma proporção menor este ano. De acordo com as informações divulgadas pela Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), 85 blocos de rua desfilarão na cidade entre os dias 16 de fevereiro e 5 de março, cinco a menos que 2018. Informações sobre o número de efetivo na área de segurança, banheiros químicos e esquema especial de trânsito ainda não foram divulgadas, mas o presidente da Neltur, Luiz Fernandes Braga, afirmou que a expectativa para o turismo também não é boa.

Presidente da Neltur falou sobre as expectativas para o carnaval em Niterói (Foto: Alex Oliveira)

“Tradicionalmente Niterói é uma apêndice do Rio de Janeiro. A grande atração do carnaval, não vamos nos iludir, é na cidade do Rio. Agora, o que tem acontecido nos últimos anos, é de quem estar no Rio arranjar um passeio, através do hotel, em Niterói, por causa das belezas naturais e a quadra da Viradouro”, esclarece o presidente.

Segundo ele, os problemas começaram desde o planejamento, que atrasou pelo que considerou 'questões burocráticas'. De acordo com o presidente, só puderam se inscrever para participar do carnaval instituições sem fins lucrativos, como associações de moradores e ONGs. A diferença é que neste ano, a Neltur publicou no edital que não poderia haver repetição de CNPJ para blocos diferentes e para garantir que todos pudessem se inscrever, o prazo foi adiado por mais três dias.

“O encerramento das inscrições estava marcado para o dia 5, mas foi até o dia 8, para dar tempo de alguns blocos resolverem o problema gerado pela mudança”, disse Luiz.

A programação conta com, além dos 85 blocos de rua, 34 carnavais de bairro e 26 desfiles na Rua da Conceição, no Centro de Niterói. A expectativa é que, no total, aproximadamente nove mil pessoas ocupem a arquibancada nos desfiles, que acontecem nos dias 4 e 5 de março (segunda e terça-feira).

Em relação aos blocos de rua a Neltur destacou entre os três principais: Banda do Ingá, Vou Zuar, e Dominó, com aproximadamente 35 mil, 15 mil, e 10 mil pessoas, respectivamente. No dia 23 de fevereiro, cerca de 14 blocos sairão pelo município e será o dia com maior número de blocos sendo realizados. Este ano, pela primeira vez, haverá saída de bloco em São Francisco, na Zona Sul de Niterói.

Já os carnavais de bairro não contam com grande expectativa de público, mas os que prometem ter maior movimentação são: Rio do Ouro, Avenida Central, Largo da Batalha, Engenhoca e Barreto.

O encerramento será com a realização do evento Carnamar, em que os barcos percorrem a orla da zona sul da cidade, no dia 16 de março. A concentração acontece às 10h, em pontos ainda não definidos pela Neltur, mas o presidente afirmou que a maior aglomeração será no Iate Clube de Jurujuba.

< Suspeito de clonar cartões é preso Jovem morta na Baixada é sepultada em SG <