Cidades

Carona do bem: Motorista leva idosos de graça para serem vacinados em SG

Imagem ilustrativa da imagem Carona do bem: Motorista leva idosos de graça para serem vacinados em SG
|  Foto: foto: lucas benevides
Ação de solidariedade vem chamando a atenção dos moradores da Coruja, em São Gonçalo. Foto: Lucas Benevides

Em meio a uma pandemia que vem deixando mortos em todo o país, uma ação de solidariedade chama a atenção de moradores da comunidade da Coruja, no bairro Vila Lage, em São Gonçalo. O entregador Douglas Pinheiro, de 31 anos, teve a ideia de dar carona aos idosos da comunidade para receberem a vacina contra a Covid-19.

De acordo com ele, a carona é inteiramente gratuita e o ato de solidariedade deve ganhar novos adeptos à medida em que a vacinação se expandir para as pessoas mais novas.

"Para o custeio de combustíveis, contamos com ajuda de parceiros e um motorista voluntário faz o serviço de levar os idosos até o posto de vacinação localizado no Centro de Tradições Nordestinas, em Neves, que conta com o serviço drive-thru" 

Um dos idosos que recebeu a carona sendo contemplado com a vacina em Neves. Foto: Reprodução/Redes Sociais


Até o momento, 22 idosos já receberam a vacina contra a Covid-19 e a expectativa do entregador é atender até 40 idosos em abril.


"Creio que qualquer ação solidária seja benéfica, principalmente no momento difícil que estamos vivendo. Graças a Deus estamos sendo reconhecidos e fazendo o bem, que é o principal objetivo da ação. Vamos conseguir ajudar muitas famílias que não possuem veículo ou que não conseguem se locomover até os postos de vacinação"

Douglas Coutinho, idealizador da ação solidária.

Primeira Chance

O idealizador do projeto revela que ainda existe a possibilidade de um ônibus ser adquirido para transportar idosos em abril, de acordo com a demanda. Quem quiser a carona solidária, pode entrar em contato através do telefone (21) 99308-9539.

Aliado a carona solidária, o entregador também é criador do projeto social Primeira Chance, que busca levar oportunidades para jovens da comunidade da Coruja. Atualmente, em razão da pandemia, os organizadores estão recebendo doações de cestas básicas que são destinadas aos moradores carentes da localidade.

Calendário da vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo informou que os idosos com idade superior a 69 anos já podem se vacinar nos nove pontos de vacinação do município, sendo três deles com o serviço drive-thru.

De acordo com o calendário divulgado pela pasta, nesta quarta-feira (7) e quinta (8), idosos a partir de 68 anos já podem ser vacinados. Na sexta-feira (9) e sábado (10) será a vez dos que tem 67 anos ou mais. Na próxima semana, segunda (12) e terça-feira (13), a vacina chega para os idosos a partir de 66 anos. Na quarta (14) e quinta-feira (15), para idosos a partir de 65 anos, e na sexta (16) e sábado (17) para idosos a partir de 64 anos.  

Postos

Os postos de vacinação em São Gonçalo são os seguintes: Polo Sanitário Dr. Washington Luiz, no Zé Garoto, Ginásio do Clube Mauá, no Centro, Umpa Nova Cidade, Clínica Gonçalense do Mutondo, Polo Sanitário Dr. Hélio Cruz, em Alcântara, Clínica da Família Dr. Zerbini, no Arsenal, Polo Sanitário Rio do Ouro e PAM Coelho. As unidades funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h, e sábado, das 8h às 12h.

Além dos postos com vacinação física, o município disponibilizou três locais com o serviço drive-thru, localizados no Pontos com drive thru no Campo do Clube Mauá, no Centro, Centro de Tradições Nordestinas, Neves e Umpa Nova Cidade.

Para se vacinar, basta levar os seguintes documentos: identidade, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e carteira de vacinação.

< Museu Nacional lança livro sobre o trabalho de recuperação dos acervos HIV: testes para vacina têm resultados promissores <