Decisão

CCR Barcas estende contrato e ficará mais um ano no Rio

Empresa havia anunciado fim de serviços no estado

Cerca de 750 funcionários trabalham na operação das Barcas
Cerca de 750 funcionários trabalham na operação das Barcas |  Foto: Marcelo Tavares
 

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou, na tarde desta segunda-feira (5), que a concessionária CCR Barcas, que opera seis linhas no estado, incluindo a Praça XV - Arariboia, aceitou estender o contrato e vai ficar responsável pelo transporte aquaviário por mais um ano depois do término do contrato no estado.

"Conseguimos garantir que toda a população que usa as barcas não ficará desassistida. Após uma reunião com a CCR Barcas, ficou decidido que a concessionária ficará à frente do serviço de transporte aquaviário por mais um ano depois do término do contrato", publicou Castro.

Leia+: Estado é pressionado sobre impasse envolvendo as barcas

A empresa havia anunciado que ia deixar a função em 12 de fevereiro, quando termina o seu contrato. A companhia chegou a afirmar ao ENFOCO, nesta quinta-feira (1º), que após seguidas manifestações e tentativas de se chegar a um acordo, "lamenta informar que as negociações não chegaram a bom termo".

"Vamos enviar os termos do acordo para aprovação do Ministério Público do Rio de Janeiro e homologação junto ao Poder Judiciário. A permanência da CCR vai dar mais estabilidade para a conclusão da nova modelagem em elaboração pela UFRJ e à futura licitação", prosseguiu o governador.

Castro ainda acrescentou que conseguiu "reduzir em 40% o cálculo apresentado pela empresa, assegurando maior vantagem aos cofres públicos".

"Este acordo marca a concretização de meses de negociação e a reafirmação de uma certeza: não havia risco de interrupção do serviço. A população é a maior beneficiada", finalizou.

A CCR Barcas atende cerca de 40 mil pessoas por dia, administrando seis linhas de barcas no Rio. No início deste mês, o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro chegou a solicitar informações sobre o processo de licitação das barcas ao governo do estado.

< Vidente faz Nicole Bahls mudar planos para Farofa da Gkay Moradores são resgatados de prédio em chamas na Zona Sul do Rio <