Descaso

Clientes flagram baratas sob carnes em mercado de SG; vídeo

Caso já foi denunciado, mais de uma vez, e não teve resultado

Baratas, ratos e outros insetos já foram encontrados junto da comida, segundo clientes
Baratas, ratos e outros insetos já foram encontrados junto da comida, segundo clientes |  Foto: Reprodução

Clientes de um supermercado localizado no bairro do Porto Velho, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, registraram baratas andando sob refrigeradores de carnes, na última terça-feira (28).

De acordo com as denúncias, não é a primeira vez que isso acontece, já que em outra ocasião, além de baratas, foram avistados ratos andando nas prateleiras de comida da unidade Supermarket, que fica na Rua Comandante Ari Parreiras, 25.

Uma nutricionista, que decidiu permanecer em anonimato, afirmou ao ENFOCO que já denunciou o recente caso para a Vigilância Sanitária de São Gonçalo. No entanto, segundo ela, nenhuma ação foi tomada para evitar esse tipo de situação.

“Isso é recorrente, já vi ratos andando em prateleiras. Eu já vi salsichas estragadas, sendo lavadas com água sanitária e vendidas da mesma forma”, denunciou a nutricionista.

O caso ganhou conhecimento nas redes sociais e foi amplamente compartilhado esta semana. Um cliente chegou a relatar: “Eu fui lá nesta quarta (29), e as baratas continuam, parece até que tem mais do que aparece nesse vídeo”.

A nutricionista conta que chamou um funcionário do mercado para relatar sobre as baratas, mas, de acordo com ela "ninguém deu atenção para a denúncia". Por isso, ela decidiu gravar o vídeo e publicar na internet.

O que diz o mercado?

Procurada pela reportagem, a gerência do Supermarket Porto Velho alegou que o local possui uma equipe de dedetização, que cuida deste tipo de situação. No entanto, não foi informado se o problema já está resolvido.

A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Vigilância Sanitária, informou que "não recebeu nenhuma denúncia oficial sobre o mercado, mas que fará fiscalização no local até esta sexta-feira (1). A Vigilância informa ainda que o comércio passa por fiscalização anual e está com a licença sanitária em dia."

Como denunciar?

Denuncie os problemas que encontrar. E se você precisar de orientação ou necessitar fazer uma reclamação, compareça ao Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Av. São Gonçalo, 100/G2 – Boa Vista). E-mail: [email protected]

O que a Vigilância Sanitária faz?

- Fiscalização e licenciamento de todos os tipos de estabelecimentos de comércio e manipulação de alimentos, como: bares, restaurantes, quiosques, supermercados,etc.

- Fiscalização e licenciamento de indústrias de alimentos;

- Controle e investigação de surtos de doenças transmitidas por alimentos;

- Controle da qualidade de água de consumo, de piscinas públicas, de caixas d’água de clínicas de hemodiálise;

- Controle de qualidade do ar de ambientes internamente climatizados;

- Fiscalização de licenciamentos de estabelecimentos e serviços de interesse à saúde, como: clínicas médicas, consultórios, óticas,salões de cabeleireiros, academias de ginástica,etc.

- Combate a presença de insetos e roedores transmissores de doença.

Quando procurar?

- Falta de asseio, presença de insetos, roedores e/ou alimentos deteriorados em supermercados, bares e restaurantes, venda ambulante;

- Medicamentos com data de validade vencida, produtos no chão, sujeira em drogarias e farmácias;

- Materiais não esterilizados, reutilização de materiais descartáveis, falta de limpeza em salões de beleza, clínicas, consultórios e academias;

- Piscinas em estado ruim de conservação e limpeza; água de consumo com mau cheiro.

< Ex-chefe de Polícia Civil morre em hospital de São Gonçalo Morre estudante de 10 anos atropelado em SG; família doa órgãos <