Tragédia

'Coração apertado' diz mãe de adolescente morto afogado no Rio

Leonardo Tavares era de Resende e foi encontrado nesta quarta

Mãe diz que filho não teve autorização para vir para o Rio em excursão
Mãe diz que filho não teve autorização para vir para o Rio em excursão |  Foto: Arquivo da família

A mãe do adolescente Leonardo Tavares da Silva, de 16 anos, reconheceu o corpo dele no Instituto Médico Legal (IML) nesta manhã de quinta-feira (9). Ao confirmar que o corpo resgatado do mar pelos bombeiros nesta quarta-feira (8) é de seu filho, ela disse que está com o coração apertado. O corpo será levado para Resende, onde será velado numa igreja da região.

"Agora peço a justiça porque eu não autorizei que ele viesse de Resende para cá", disse a mãe do rapaz
"Agora peço a justiça porque eu não autorizei que ele viesse de Resende para cá", disse a mãe do rapaz |  Foto: Lucas Alvarenga
Coração está apertado, ele é meu filho mais próximo de mim, o mais novo. Vamos fazer o velório e agora peço a justiça porque eu não autorizei que ele viesse de Resende para cá. Ele veio num ônibus de excursão sem minha autorização. Ele tinha 16 anos e gostava de jogar bola, tinha medalhas e troféus, queria ser jogador de futebol Alessandra Silva, mãe

O jovem estava desaparecido desde domingo (5) quando foi levado por uma onda na Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio. A auxiliar de cozinha em um disse que, até o momento, a mulher responsável pela excursão em que Leonardo estava não falou com ela.

“A gente não sabe se o enterro vai ser hoje ou amanhã, depende da hora que vamos chegar em Resende. Eu tive apoio da Prefeitura de Resende no carro, para ir e vir desde domingo (5), quando Léo sumiu e o velório quem está arcando somos nós da família”, contou. 

Leia+: Corpo achado no mar é de adolescente que sumiu em Ipanema

Leia+: Jovem levado por mar em Ipanema visitava praia pela 1ª vez

O caso

O jovem Leonardo Tavares da Silva, que desapareceu no mar de Ipanema, na Zona Sul do Rio, entre o posto 8 e o posto 9, neste domingo (5) estava na praia pela primeira vez. Natural de Resende, o adolescente de 16 anos veio até a praia em uma excursão, no entanto, não tinha autorização da mãe para estar no passeio.

As informações foram confirmadas por Alessandra Silva, mãe do jovem. Ele é o filho mais novo dos três filhos dela. Alessandra está acompanhando de perto as buscas pelo jovem no mar.

“Ele veio para a excursão, saiu 3h da manhã de Resende, chegou aqui umas 7h de domingo. Eu não dei autorização, ele tem 16 anos, precisa da minha autorização. Aí ele veio com amigos e se afogou no mar. Os outros dois meninos saíram do mar com vida e ele tá desaparecido”, contou ela. 

Ela soube que o jovem tinha desaparecido no mar ainda no domingo (5), quando os jovens que estavam com Leonardo na excursão voltaram para casa e contaram a situação para suas mães, que contaram para Alessandra. O caso foi registrado por Alessandra na 13ª DP (Copacabana).

Apoio da Prefeitura de Resende

Em nota, a Prefeitura explicou que solicitou apoio para a família do adolescente e lamentou o ocorrido.

Confira o posicionamento completo do órgão:

"A Prefeitura de Resende informa que, desde que tomou conhecimento sobre o lamentável desaparecimento do adolescente Leonardo Tavares da Silva, natural de Resende, durante as fortes ondas que acometeram Ipanema, no Rio de Janeiro, se prontificou a prestar auxílio à família, através da Assistência Social do município. No último domingo, dia 5 de novembro, a responsável pelo adolescente entrou em contato com a prefeitura, solicitando um veículo para ir até a capital acompanhar as buscas - pedido que foi prontamente atendido, com a gestão cedendo o transporte com um veículo da frota municipal.

Em seguida, um novo contato foi feito na terça-feira, dia 7, solicitando apoio financeiro para estadia na capital. A responsável alegou que havia sido acolhida por uma mulher, porém ela residia longe do local das buscas. Por isso, solicitou hospedagem em um local mais próximo. Informou à assistente social que havia se hospedado, primeiramente, em um hostel, e a Prefeitura de Resende se prontificou em fazer a reserva no mesmo local, porém a responsável pelo adolescente voltou atrás e afirmou que não precisava mais do suporte e que ficaria na casa da senhora que morava mais distante.

Com a trágica notícia do reconhecimento do corpo do adolescente, como fruto das buscas, a responsável entrou em contato com a gestão municipal novamente no início da noite de quarta-feira, dia 8, solicitando apoio financeiro para os procedimentos póstumos. Prontamente, a Prefeitura de Resende se dispôs a arcar com o translado do corpo do adolescente, com o velório, o caixão e o funeral, além de transporte para buscar a família que estava na capital.

Após a resposta positiva e o início da mobilização, a responsável voltou a entrar em contato com a prefeitura durante a noite de quarta-feira, dia 8, agradecendo pelos serviços combinados, mas disse que não precisava mais do suporte relacionado ao transporte do corpo e dos trâmites do funeral, pois um familiar acionaria um serviço de seguro funerário. A responsável manteve, no entanto, a solicitação pelo transporte somente da família que estava na capital - que foi prontamente atendido pela gestão municipal.

A Prefeitura de Resende lamenta pelo acontecimento, deseja os pêsames aos amigos e familiares do adolescente Leonardo Tavares da Silva e se mantém de prontidão e à disposição para acompanhar a situação da família através dos serviços da Assistência Social do município."

< Taxista é ameaçado e tem carro destruído em Niterói; vídeo Vereador morto em SG apresentou projeto horas antes de morrer <