Cidades

DCE da UFF cobra investigação sobre princípio de incêndio

Bombeiros contiveram princípio de incêndio em estátua da rampa de acesso ao diretório. Foto: Plantão Enfoco

O Diretório Central dos Estudantes (DCE), entidade representativa dos alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF), informou neste sábado (7) que acionou a Polícia Federal para investigar os motivos que levaram a um princípio de incêndio. O diretório teve a sede parcialmente evacuada na noite de sexta (6) por conta do incidente, que não deixou feridos.

O alerta foi por volta das 22h, quando estudantes perceberam que a fumaça estava partindo de uma estátua na rampa de acesso ao diretório, localizado na Avenida Visconde do Rio Branco, em São Domingos, na região central de Niterói. O Corpo de Bombeiros conteve o princípio de incêndio, mas a fumaça chegou a alcançar os andares, segundo testemunhas.

O caso suscitou desconfiança por parte dos estudantes de que houve uma tentativa criminosa de incendiar a sede, de acordo com o diretório. No vídeo, o momento em que a fumaça foi notada:

Estátua na rampa de acesso com princípio de incêndio. Imagem: DCE UFF/Reprodução

"Não estamos afirmando que se tratou de um ataque, mas defendemos que a Polícia Federal abra um inquérito para realizar a devida perícia no local e identificação das causas do princípio de incêndio" afirmou o coordenador do DCE, João Neto.

No momento do incidente, acontecia uma reunião em homenagem ao desaparecido político Fernando Santa Cruz, que cede o nome ao prédio. O evento, que reuniu cerca de cem pessoas, contava com a presença da família de Santa Cruz.

O vereador Paulo Eduardo Gomes, do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), era um dos convidados do evento e relatou que precisou deixar o prédio diante do alerta.

"Apesar deste fato ainda precisar ser investigado, tudo indica que se trata de mais uma manifestação de ódio de setores da extrema direita. Recentemente aprovamos um título de cidadão niteroiense post mortem para o Fernando Santa Cruz e de forma alguma iremos recuar de nossas manifestações em homenagem a pessoas que lutaram e enfrentaram os tempos sombrios da ditadura militar" afirmou o parlamentar.

O gabinete do vereador deve oficiar a Polícia Federal pela apuração do caso e o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Niterói para coleta das imagens da via.

A Associação dos Docentes da UFF informou que "corrobora com a defesa de que as circunstâncias desse princípio de incêndio sejam rigorosamente apuradas".

A Reitoria da UFF informou que "a área afetada não possui instalações elétricas, afastando assim a possibilidade de curto-circuito. A UFF aguardará o laudo do Corpo de Bombeiros e a apuração por parte da Polícia Federal para, se for o caso, adotar as medidas que se fizerem necessárias".

Ainda em nota, afirmou que a universidade é um "espaço acadêmico norteado pela liberdade de expressão e pluralidade de ideias as quais possibilitam o avanço do conhecimento e ensejam o papel de vanguarda em nossa sociedade. Produzimos conhecimento e formamos estudantes cientes da importância social da educação superior e da relevância do respeito à diversidade étnica, de gênero, social, religiosa e política para o bem-estar e o desenvolvimento de nossa sociedade. Nossa vida acadêmica tem como marco o amplo debate de ideias e opiniões, sem que isso resulte em agressão ou desrespeito".

< Preso por tráfico de drogas em Itaboraí PSB lança Renan Ferreirinha como pré-candidato à prefeitura de SG <