Estragos do temporal

Defesa Civil decreta estágio de alerta em Niterói

Sirenes foram acionadas em três comunidades da cidade

Bairro Maria Paula está com diversos pontos alagados
Bairro Maria Paula está com diversos pontos alagados |  Foto: via Grupo Enfoco
 

A Defesa Civil de Niterói informou que mudou a cidade para estágio de alerta, no início da noite desta terça-feira (7), devido aos núcleos de chuva forte e muito forte para o município, desde o meio tarde. 

As regiões de Rio do Ouro (86,8 mm), Maria Paula ( 84,2 mm), Várzea das Moças (65,2 mm) e Jurujuba (54,2 mm ) registraram os maiores acumulados pluviométricos. Em caso de emergência, a população deve ligar para o 199 ou 2620-0199, informou a Defesa Civil. 

Rua do Gay Lussac, em São Francisco
Rua do Gay Lussac, em São Francisco |  Foto: via Grupo Enfoco

Até o momento, as sirenes de Jurujuba, do Morro do Estado e Santa Bárbara foram acionadas mas não houve registros de feridos. Agentes da Defesa Civil, Samu, Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária, Administração Regional de Jurujuba, e do Núcleo Executivo do Baldeador, Caramujo, Maria Paula e Santa Bárbara estão orientando a população nos locais.

Há registro de transbordamento do Canal de São Francisco. Devido ao estado, testemunhas informaram que crianças não estão conseguindo deixar escolas na região por conta do nível da água. Ratos foram vistos no entorno. 

Na Avenida Silvio Picanço, em Charitas, nenhum veículo passa nos dois sentidos da via devido ao alagamento. Segundo os moradores, o alagamento da via provocou o verdadeiro caos, pois a avenida faz ligação com a Região Oceânica e a Zona Sul de Niterói. 

Avenida Silvio Picanço, em Charistas
Avenida Silvio Picanço, em Charistas |  Foto: Via Grupo Enfoco

PONTOS DE APOIO

A Prefeitura da Niterói informou ainda que o Centro de Artes e Esportes Unificados (Ceu) é um ponto de apoio na região de Jurujuba. Os moradores que estiverem em área de risco, podem se dirigir ao local, na Rua Carlos Ermelindo, 34. A equipe da Administração Regional de Jurujuba está a postos para dar o apoio necessário. Aproximadamente 10 pessoas da equipe foram capacitadas e fazem parte do grupo de voluntários dos Núcleos de Defesa Civil (Nudec), capacitados pela Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia.

Agentes da Prefeitura, entre Defesa Civil, Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Secretarias de Conservação e Serviços Públicos, Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) e de Assistência Social estão atuando nas ruas de Niterói.

A Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) está com operadores nas ruas orientando os motoristas e atuando nos desvios necessários. Há equipes em São Francisco, Parque da Colina (Pendotiba), Largo da Batalha, Alameda São Boaventura, Centro e Icaraí.

  

Já equipes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) estão atuando nos serviços emergenciais de retirada de árvores, limpeza de ralos, caixas de passagem e ruas. Também há caminhões Vac All – equipamentos de aspiração com alto poder de sucção – percorrendo trechos da cidade. O veículo é usado em pontos de alagamento para agilizar o escoamento da água. 

Alguns pontos da cidade do Rio de Janeiro estavam alagadas, Centro do Rio e Zona Norte foram os pontos com mais alagamentos.

< Cidade do Rio registra vários pontos de alagamento O sonho acabou! Fla perde e está fora do Mundial <