Cidades

Desenvolvimento em potencial de Maricá no Conleste

Durante um seminário sobre Desenvolvimento Econômico, que aconteceu nesta quinta-feira (10) no auditório da Universidade Cândido Mendes em Niterói, o prefeito de Maricá Fabiano Horta falou para uma plateia de estudantes, empresários, jornalistas e professores sobre a responsabilidade dos governos além de suas administrações. Ele frisou que o futuro das cidades deve ser pensado a longo prazo e com foco nas futuras gerações. Como exemplo, citou a criação do Fundo Soberano Municipal, que já ganhou um aporte de R$30 milhões.

“A instabilidade do repasse dos royalties é eminente e o fundo vai servir para o município continuar investindo na cidade e nas pessoas. Não queremos que os avanços fiquem restritos a um ciclo. Também vamos usar o dinheiro aplicado como garantia de investimentos da iniciativa privada na cidade para a geração de emprego, trabalho e renda. Em 10 anos, teremos cerca de R$ 1 bilhão em caixa”, falou.

O prefeito também falou sobre a remodelação do aeroporto da cidade que está sendo preparado para atender às operações offshore de apoio a plataformas e o Parque Tecnológico que pretende reunir num só lugar empresas, pesquisas e academia através das parcerias com universidades e o Instituto Federal Fluminense (IFF).

Também participaram do seminário, o prefeito de Niterói e Presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (CONLESTE), Rodrigo Neves, e o prefeito de Itaboraí, Sadinoel Souza. Os três mandatários afirmaram que a retomada do Conleste foi de suma importância para os quinze municípios que integram o consórcio.

“O Conleste saiu do papel para atuar de verdade na vida prática dos municípios. Hoje temos uma Escola de Governo que oferece cursos de capacitação para servidores e também a elaboração de um plano estratégico que pensa a região para daqui a 20 anos”, concluiu.

< Veículos brasileiros terão placas padrão Mercosul até dezembro Rio recebe mais uma edição do UFC <