Cidades

Deslizamento de terra fecha único acesso a Jurujuba

Um deslizamento de terra bloqueou o único acesso a Jurujuba, por volta das 7h30 desta segunda-feira (26). Uma árvore deslizou na Rua Carlos Ermelindo Marins e deixou o bairro isolado por aproximadamente uma hora. Um ônibus municipal, da linha 33, que realizava o trajeto Jurujuba-Centro foi atingido pelo deslizamento, mas de acordo com o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido.

Um muro também desabou no local a cerca de 100 metros da interdição. A Defesa Civil esteve no local para analisar o risco de desabamento de casas e orientou que moradores de área de risco se deslocassem para os pontos de apoio do órgão. Os ônibus que seguiam em direção à Jurujuba só puderam chegar até a altura da estação das barcas de Charitas.

O bloqueio ao acesso do bairro foi liberado para pedestres e motos às 8h.

Túnel Charitas-Cafubá é interditado pela Nittrans


Em Charitas, Zona Sul de Niterói, o trânsito ficou complicado por conta dos alagamentos. Motoristas que seguiam para a Região Oceânica da cidade precisaram mudar a rota e seguir pela Estrada da Cachoeira, já que o túnel Charitas-Cafubá foi interditado pela Nittrans. A Avenida Silvio Picanço também foi interditada nos dois sentidos. A reabertura dessas vias só foi realizada às 9h25.

Quem precisou acessar à maternidade Alzira Reis, em Charitas, também encontrou dificuldades por conta do alagamento.

A garagem subterrânea de Charitas, que funciona das 6h às 23h, ficou fechada. De acordo com a Niterói Rotativo, responsável pelo estabelecimento, o excepcional volume das chuvas afetou o estacionamento, que foi fechado para que o trabalho de escoamento pudesse ser realizado. Apenas dois carros - sendo um do gerente da empresa - estavam no estacionamento. A empresa afirmou ainda que qualquer dano decorrente desse fato será devidamente ressarcido.

O tenente-coronel Wallace Medeiros, secretário de Defesa Civil no município, disse que "logo nas primeiras horas da madrugada a defesa civil mobilizou toda a equipe da prefeitura, desde a secretaria de conservação, companhia de limpeza, até a NitTrans, para que já ficassem de prontidão, devido a esses alertas de chuva. Foi uma chuva que atingiu, em uma hora, cerca de 70% da chuva prevista para todo o mês de novembro".

Ainda de acordo com o secretário, cerca de 150 pessoas trabalharam na limpeza e desobstrução da via, que em uma hora estava liberada para pedestres e motociclistas.

O Tenente pediu que moradores se cadastrem nos sistemas de alerta por SMS, basta enviar o CEP para o número 40199, ou baixar o aplicativo Alerta DC Nit e se manter informado nos períodos de chuva.

< Chuva causa transtornos em Niterói Bairros de Niterói às escuras <