Cidades

Detran ganha arte mural no Rio no encerramento da campanha Maio Amarelo

Imagem ilustrativa da imagem Detran ganha arte mural no Rio no encerramento da campanha Maio Amarelo
|  Foto: Foto: Vítor Soares
Painel foi pintado por artista carioca e terminou nesta sexta-feira (28). Foto: Vítor Soares

A campanha Maio Amarelo, com atenção para a prevenção de acidentes no trânsito, promovida pelo Detran-RJ terminou nesta sexta-feira (28) com a contribuição do artista carioca, Cazé. Quem for à unidade acessível do órgão, na Francisco Bicalho, em São Cristóvão, vai se deparar com um painel ilustrado mostrando o cotidiano no trânsito da cidade.

A unidade recém-inaugurada é especializada no atendimento a pessoas com deficiência. Chamado agora de Posto de Atendimento Detran Acessível – PCD, o local oferece serviços de veículos, habilitação e identificação civil.

Segundo o Detran, a ideia do grafite é aproveitar a arte e a sensibilidade de Cazé e trazer à tona o debate sobre questões importantes como as de pessoas com deficiência e suas necessidades.

Detran Acessível, PCD, Detran PCD
Mensagens de inclusão e responsabilidade fazem parte do projeto. Foto: Vítor Soares

“Aproveitei cenas do cotidiano na arquitetura do trânsito por meio de elementos gráficos, mostrei as necessidades desses cidadãos, que muitas vezes acabam esquecidos no dia a dia. É um painel pela educação, como um todo, e pela educação no trânsito”

Cazé

O conceito #VaiNaResponsa, escolhido pelo departamento para o Maio Amarelo deste ano, foi seguido também na ação de arte urbana, dialogando com o jeito de falar descontraído da população fluminense e sintetizando a responsabilidade que todo cidadão deve ter ao conduzir um veículo. A campanha, que conta com dois filmes, ainda está presente nas TVs, em rádios, e nas mídias ‘out of home’ (OOH), que são os canais não convencionais de veiculação, como metrô e ônibus.

Em 2020, mesmo com a pandemia e o pouco fluxo de automóveis nas ruas e rodovias do Estado, mais de 19 mil pessoas foram vítimas em cerca de 15 mil acidentes de trânsito. Segundo números do Censo de 2010, 25% do total da população de todo o Estado apresenta algum tipo de deficiência – muitas vezes sequelas desses acidentes.

“É uma parcela da população que não pode ser esquecida e que merece atenção especial. Por meio da arte e da Educação no Trânsito, o Detran quer lembrar a sociedade de que precisamos dar acessibilidade a todos”, diz o presidente do departamento, Adolfo Konder.

Oficina gratuitas

O Detran-RJ também promove oficinas criativas gratuitas de arte urbana no posto da Avenida Francisco Bicalho. As oficinas terão como objetivo promover a especialização do trabalho artístico para jovens e ficarão a cargo do grupo que idealizou e executou o projeto Rua Walls, no qual 18 artistas foram reunidos para pintar 1,5 km da Avenida Rodrigues Alves, no Porto do Rio. Segundo eles mesmos definem, são ‘muros que encurtam a distância para deixar um legado melhor’.

Cazé

Fernando Sawaya, o Cazé foi o artista responsável pela produção do painel na unidade. Foto: Rede Social

Uma das personalidades já retratadas por Cazé foi o líder da Revolta da Chibata, João Cândido, para quem o artista pintou um painel na casa onde ele morou, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. E onde até hoje mora o filho Candinho, de 83 anos.

Além dele, o artista urbano Cazé (@cazearte) pintou outros nove painéis a céu aberto para o projeto Negro Muro, no qual retrata artistas e líderes negros em seus bairros de origem. Entre eles: Elza Soares, no bairro de Água Santa; Clementina de Jesus, no Engenho Novo; e Lima Barreto, no Méier. Todos em bairros da Zona Norte da Cidade do Rio.

A primeira edição do Maio Amarelo aconteceu em 2014, com base em uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), que definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Maio foi escolhido por ter sido o mês em que a resolução da ONU foi publicada, na data de 11 de maio de 2011. O laço amarelo, símbolo da campanha, tem o objetivo de chamar a atenção de todos para a questão da saúde, já que os acidentes de trânsito já são considerados, também, uma epidemia da sociedade moderna.

< Brasil registra 16,4 milhões de casos confirmados da Covid-19 Sextou com tiros, prisões e fuzil apreendido em São Gonçalo <