Cidades

Dia de São Pedro com carreata em Niterói

O dia 29 de junho é marcado pela celebração e homenagem a São Pedro, o santo dos pescadores. Entretanto, em razão da pandemia do coronavírus, dezenas de pessoas tiveram que se reinventar na forma de celebração e participaram de uma carreata, na manhã desta terça-feira (29), organizada pela Paróquia São Francisco Xavier, no bairro Jurujuba, em Niterói, conhecida por promover há mais de 100 anos uma festa tradicional para celebrar a data.

A procissão marítima teve que ser substituída por uma carreata, que percorreu a orla de Niterói com a presença de devotos do padroeiro em direção ao Centro da cidade. Um dos fiéis, o aposentado Fábio Guimarães, de 67 anos, relatou seu carinho pelo padroeiro que sempre o acompanhou durante toda a vida, principalmente nos momentos mais difíceis.

“Sempre tive muito afeto por São Pedro. Nos momentos mais difíceis da minha vida foi ele que me sustentou e me provou que era possível superar essas barreiras”, disse o aposentado, morador de Icaraí.

Já o pescador Rogério Peixoto, de 39 anos, relatou que “tempestades” no mar já foram afastadas pelo santo padroeiro.

“Como pescador, a gente enfrenta muitas dificuldades no mar e São Pedro vem para afastar todo o mal da gente. Já passei por poucas e boas e o nosso padroeiro nos protegeu”, disse o pescador.

Quem também esteve presente na celebração foi o prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), que ressaltou a importância de Jurujuba para a cidade e citou São Pedro como um dos santos que protege o município de Niterói.

“Como todos sabem, tenho um carinho muito grande por Jurujuba. Tenho certeza que esse local tem importância gigante para a cidade e aliado a isso o santo dos pescadores vem para proteger a nossa cidade em meio a essa fase difícil”, disse o prefeito.

A programação da festa em homenagem ao padroeiro teve início na madrugada desta terça-feira, por volta das 5h, com a tradicional alvorada festiva. As celebrações eucarísticas tiveram início às 6h e continuarão ao longo do dia com missas às 15h, 17h30 e 20h finalizando com uma emblemática queima de fogos.

Para participar de forma presencial das celebrações, é necessário um agendamento prévio pelo telefone (21) 99664-3147. Quem preferir acompanhar de casa, pode assistir as celebrações através do canal oficial da Paróquia de São Francisco Xavier.

O pároco Magno Guilherme se disse bastante feliz diante da festa respeitando a pandemia do coronavírus. Segundo ele, a celebração marca uma comoção por parte de pescadores e fiéis da cidade.

Pároco Magno Guilherme está à frente da igreja há cinco anos. Foto: Lucas Benevides

“Celebrar São Pedro é celebrar o projeto de Jesus Cristo. Hoje [29] tivemos diversos devotos celebrando e homenageando o padroeiro dos pescadores. Data muito especial. Se Deus quiser, estaremos mais unidos no ano que vem e todos vacunados”, disse o pároco, que está à frente da igreja há cinco anos.

De acordo com um informativo divulgado pela Arquidiocese de Niterói, é obrigatório o uso de máscara para participação presencial na missa e higienização das mãos com álcool 70% na entrada. Além disso, informou que, se possível, os fiéis devem levar o seu álcool gel para ser utilizado no momento da Comunhão.

< Governo prorroga alistamento militar até final de agosto Vacina Covaxin: Anvisa recebe pedido de uso emergencial <