Cidades

Dia Mundial da luta contra Aids é celebrado neste domingo

No próximo domingo (1º de dezembro), é celebrado o dia mundial da luta contra a Aids. Esta data nos toca profundamente, nos provoca lembranças e reflexões sobre uma trajetória de lutas pela vida. Foram anos de estudos, pesquisas e articulações políticas num trabalho obstinado de enfrentamento ao HIV.

São quase quarenta anos de epidemia e a prevenção ainda continua sendo o melhor remédio contra a Aids. A luta tem sido um verdadeiro jogo de gato e rato, numa arena de imprevistos e contingências exigindo permanente inovação e criatividade nos campos dos estudos, das pesquisas e das novas estratégias de controle e combate ao HIV.

Em que pese todas as estratégias de prevenção à doença e o arsenal de remédios oferecidos gratuitamente pelo Estado para evitar a morte por Aids, o último boletim epidemiológico HIV/AIDS divulgado pelo Ministério da Saúde (2018), mostra que nos últimos cinco anos, o Brasil registrou uma média anual de 40 mil novos casos de HIV, com uma leve queda no ano de 2017, quando foram registradas 37.791 notificações.

Tudo indica que esta queda se dá em razão da adoção das novas tecnologias de prevenção adotadas pelo Ministério da Saúde. Entretanto, não se pode ignorar que anualmente, cerca de 12 mil brasileiros morrem de Aids. É diante deste quadro que chamamos a atenção da sociedade para estes números e para os agravos sociais por eles gerados.

Apesar das dificuldades ora enfrentadas, o Grupo Pela Vidda-Niterói continua firme em sua missão institucional à disposição das pessoas vivendo com HIV e Aids, da sociedade e do governo, num plantão permanente e num posto avançado, disponibilizando a força volitiva do voluntariado e a expertise adquirida ao longo destes 28 anos de luta contra a epidemia.

Motivados pelo espírito de civismo e pela boa vontade ao bem comunitário, a força maior que nos move é a certeza de que o nosso trabalho se constitui num tributo às centenas de amigos perdidos nestes 28 anos de caminhada e numa dádiva graciosa aos milhares de soropositivos e aos milhões de brasileiros que desejarem uma vida saudável, protegidos da Aids e da infecção pelo HIV.

Agenda da semana


▪ 29 de Novembro - Sexta-feira – 13h 

Sede do Pela Vidda Niterói: Abertura da Semana de Luta Contra AIDS Atividade: Apresentação e lançamento do Banner de 5 metros sobre o dia Mundial de Luta Contra AIDS. Oferecimento de teste rápido anti HIV, sensibilização, distribuição de material informativo e orientação sobre formas de prevenção.

▪ 30 de Novembro – Sábado – 10h às 17h 

Praça da Cantareira: Ação Social para sensibilização e conscientização com oferecimento de teste rápido anti HIV, distribuição de material informativo, preservativo, pingentes comemorativos e kits-prevenção.

▪ 01 de Dezembro – Domingo – Dia Mundial de Luta Contra AIDS: Lançamento do Vídeo em celebração dos 27 anos de atuação do Grupo Pela Vidda Niterói na resposta HIV.

▪ 02 de Dezembro – Segunda – 13h 

Sede do Pela Vidda Niterói.: Atividade de Portas Abertas para Visibilidade Acolhimento da População de Niterói com oferecimento de teste rápido anti HIV, sensibilização, distribuição de material informativo e orientação sobre formas de prevenção.

▪ 03 de Dezembro – Terça-feira – 13h 

Sede do Pela Vidda Niterói: Atividade de Portas Abertas para Visibilidade Acolhimento da População de Niterói com oferecimento de teste rápido anti HIV, sensibilização, distribuição de material informativo e orientação sobre formas de prevenção.

▪ 04 de Dezembro – Quarta-feira – 13h 

Faculdade Estácio: Palestra Sobre novas tecnologias de prevenção.

16h - Praça Arariboia Barcas: Ato Público de Visibilidade da Luta Contra AIDS, Manifestações Artísticas, distribuição de material informativo e pingentes comemorativos.

▪ 05 de Dezembro – Quinta-feira – 17h 

Sede do Pela Vidda - Cine Debate com apresentação de curtas sobre a temática do HIV. Exibição do ganhador do melhor Curta-Documentário pelo Anima Mundi 2019 “Sangro” dos diretores Thiago Minamisawa, Bruno Castro e Guto BR. Com oferecimento de um Coquetel.

▪ 06 de Dezembro – Sexta-feira – 13h 

Sede do Pela Vidda Niterói: Atividade de Portas Abertas para Visibilidade Acolhimento da População de Niterói com oferecimento de teste rápido anti HIV, sensibilização, distribuição de material informativo e orientação sobre formas de prevenção. 

< Criminosos explodem caixa eletrônico em Maricá Pescadores afetados por manchas de óleo receberão auxílio emergencial <