Cidades

Dificuldade para transferir título de eleitor em Maricá

Foto: Alex Oliveira

Eleitores de Maricá estão com dificuldades para agendar a transferência de títulos na cidade. Moradores informaram que o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não funciona para as datas disponíveis informadas. A mesma dificuldade é encontrada por aqueles que tentam realizar o agendamento através do telefone: 3436-9000.

A auxiliar de enfermagem Kátia Barcelos, de 36 anos, reclama que está há dois meses tentando realizar agendamento para transferência do título de eleitor.

"Antes abria apenas duas datas, sempre as terças na parte da tarde, mas nunca consegui agendar", disse.

Em 2020 acontecerão eleições municipais e os eleitores estão preocupados de não poderem votar na cidade.

"Vim de Nova Iguaçu, moro aqui tem cerca de dez meses e até hoje não consegui mudar meu título, já tentei por telefone e pela internet e não obtive sucesso. Não quero ter que ir a Nova Iguaçu votar, além do mais tenho que lutar pela cidade que eu moro", contou.

Presidente da Associação de moradores do Bosque Fundo, Carlos Eduardo da Silva, explica que já procurou o TRE diversas vezes.

"Minha preocupação é que todos do bairro possam votar aqui na cidade, pois a partir daí podemos lutar pelas melhorias juntos. Diversas pessoas vieram me procurar para ver a possibilidade de agendamento, pois não estão conseguindo" , pontuou.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) informou que o cartório de Maricá atende em média 88 eleitores por dia. Considerando-se o número de servidores lotados e a quantidade de kits biométricos instalados, o município tem por meta atender 62 eleitores por dia para que todo o eleitorado esteja cadastrado biometricamente até 2022, prazo do TSE para todo o eleitorado no país estar cadastrado biometricamente. 

O TRE, no entanto, informou que o agendamento pode ser feito através do site ou pela Central de Atendimento Telefônico 3436-9000, de segunda a sexta, das 11h às 19h. O Tribunal não esclareceu sobre falhas que comprometam o procedimento.

Para realizar o cadastramento é preciso levar documento de identificação oficial com foto, comprovante de residência (até três meses de emissão) e o título de eleitor (caso possua).

< Botafogo: situação complicada na reta final do Brasileiro Maricá libera recargas do Bilhete Único Universitário <