Cidades

Diversão liberada até de madrugada em Maricá

Publicada às 18h46 / atualizada às 18h53

Segundo o decreto, o estabelecimentos poderão receber o público até a madrugada. Foto: Marcelo Tavares

A prefeitura de Maricá liberou bares e restaurantes da região para o funcionamento até as 3h. Segundo o Diário Oficial, a partir desta terça-feira (18), lanchonetes, cafeterias, docerias e similares, podem funcionar até mais tarde, mas terão que obedecer restrições. Segundo o decreto, as padarias não estão inseridas nas novas regras.

Entre as regras, os estabelecimentos terão que obedecer a distância mínima de 1,5m (um metro e meio) entre as mesas e utilização de barreiras físicas; disponibilizar álcool em gel (70%) em cada mesa; possibilidade de manter as portas abertas em tempo integral; efetuar frequentemente a limpeza do salão de alimentação; organizar turnos especificamente para a limpeza, sem contato com as demais atividades do estabelecimento; evitar permanência de objetos na mesa e aumentar a higienização dos cardápios (os cardápios deverão ser revestidos de material que possibilite a higienização). Estão proibidas a permanência de pessoas em pé e pistas de danças.

De acordo com Igor Sardinha, secretário de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria, Petróleo e Portos, todas as decisões referentes às regras de funcionamento dos estabelecimentos seguem o direcionamento e análise sanitária da equipe de Saúde de Maricá que, segundo ele, vem percebendo que o município está em um momento da pandemia no qual é possível avançar um pouco mais nas flexibilizações.

"O setor de bares e restaurantes faz parte de um dos grupos mais afetados e prejudicados nesse pouco mais de um ano de pandemia", lembrou o secretário. "Esse é um setor de atividade econômica de fundamental importância para cidade, pois é gerador de emprego e de renda, então ficamos felizes por poder neste momento avançar um pouco mais, permitindo com que esses estabelecimentos fiquem mais tempo abertos", explicou.

Igor destacou em seguida que os cuidados permanecem e que ainda há restrições. "Ainda não é permitido, por exemplo, que pessoas fiquem em pé nos estabelecimentos, também não está autorizada a liberação de pistas de dança, estão mantidas todas as regras de distanciamento, incluindo as das mesas que precisam ser cumpridas, entre outras para que continuemos avançando no que tange a liberação das atividade, mas controlando o vírus e fazendo com que avancemos sem precisar retroceder nessas questões e impor novos fechamentos", alertou o secretário.

Na avaliação de Paulo Santos, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-Maricá) e do Maricá Convention e Visitors Bureau (Maricá CVB), as flexibilizações recentes são muito importantes para os empreendedores de Maricá.

"Já recebi várias manifestações dos nossos associados comemorando, porque isso significa a retomada das atividades em quase sua força total. Esse movimento é sem dúvida muito positivo para todo o conjunto da economia e um alívio para os negócios de nossa cidade que iniciam um processo de retomada", disse Paulo Santos.

Ainda segundo o decreto, os procedimentos descritos na presente legislação, referentes à flexibilização das atividades na cidade, visam minimizar os efeitos da pandemia, até que se identifiquem novos tratamentos e práticas, aptas a assegurar a anterior normalidade.

Também estão permitidas as apresentações de música ao vivo e eletrônicas, além da transmissão de eventos esportivos, assim como reprodução de qualquer música por meio de equipamento eletrônico.

< Após UFRJ e UFF, UNIRIO alega cortes e detona crise nas universidades Falso médico é preso atendendo na Zona Oeste do Rio <