Furacão Vermelho e Branco

Divulgadas as justificativas para as notas baixas da Viradouro

Liesa divulgou pareceres dos julgadores nesta quinta

A Viradouro conquistou o terceiro lugar na disputa de 2022
A Viradouro conquistou o terceiro lugar na disputa de 2022 |  Foto: Riotur / Divulgação
 

"Vai Ciçaaaa!", a famosa deixa já conhecida e entoada pelo cantor Zé Paulo Sierra indicando que a bateria Furacão Vermelho e Branco, da Viradouro, comandada pelo mestre Ciça, explode na Marquês de Sapucaí, mostra o entrosamento da dupla comandando o ritmo. No entanto, para dois julgadores, a bateria da escola desafinou durante o desfile. A agremiação de Niterói acabou ficando na terceira posição, atrás da Beija-Flor e da campeã, Grande Rio. 

A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) divulgou, pela primeira vez, nesta quinta-feira (28), as justificativas das notas dos jurados de todos os quesitos. Em bateria, das cinco notas 10 possíveis (a menor e a maior são descartadas), a escola levou duas notas 9.9 e não gabaritou no quesito.  

Maestro e compositor definiu que a bateria desafinou no quesito swing
Maestro e compositor definiu que a bateria desafinou no quesito swing |  Foto: Reprodução
  

Justificativas

Para o jurado Rafael Barros Castro, maestro, compositor, arranjador e pianista, que aplicou o 9.9 à escola, faltou 'swing' aos ritmistas comandados por mestre Ciça. Mesma nota dada por Mila Schiavo, percussionista e primeira mulher a compor a comissão de julgadores de bateria em 90 anos de desfiles no Rio. Segundo ela, houve desencontro entre a bateria e o 'naipe vocal', fazendo com que os cantores 'acelerassem' mais que os ritmistas. 

O parecer de todos os 45 jurados foi divulgado pela Liesa nesta quinta. A iniciativa é uma decisão conjunta da Liga Independente e da Prefeitura do Rio, através da Riotur, para que o público tome conhecimento das justificativas das notas diferentes de 10, mostrando os motivos que levaram os julgadores a aplicar as penalidades. As justificativas já são disponibilizadas para as escolas, mas foi a primeira vez que a liga a tornou pública.

Experiência

Veterano na Sapucaí, mestre Ciça não conseguiu gabaritar
Veterano na Sapucaí, mestre Ciça não conseguiu gabaritar |  Foto: Reprodução de video
 

À frente da escola desde 2019, mestre Ciça tem mais de 30 anos de carreira, sendo um dos mais experientes quando o assunto é Marquês de Sapucaí. Pela Vermelho e Branco de Niterói, ficou de 1999 a 2009 na Viradouro, deixando sua marca nas famosas 'paradinhas' e inovando na cadência do setor. Após um intervalo de dez anos, retornou à agremiação em 2019, levando o título em 2020, último antes da pandemia. Procurado, Ciça não quis comentar os pareceres dos jurados. 

< Flamengo sofre, mas mata o jogo no fim e vence a Universidad Católica Caminhão em fuga, prisões e arma apreendida no Rio <