Cidades

DPRJ reinaugura Núcleo de Família de Niterói nesta quarta

Núcleo funciona há 15 anos no 4º andar do Terminal Rodoviário Roberto Silveira, no Centro de Niterói. Foto: Reprodução Redes Sociais

A Defensoria Pública inaugura nesta quarta-feira (30), às 11h, as novas instalações do Núcleo de Primeiro Atendimento de Família e de Infância, Juventude e Idoso de Niterói, que passou por reformas para garantir mais conforto aos cerca de 200 usuários dos serviços da instituição assistidos no local a cada semana. O espaço foi remodelado, pintado e ganhou móveis novos e paredes no lugar de divisórias. 

"É uma satisfação receber uma área totalmente renovada justamente no ano em que comemoro 30 anos como defensora pública, dos quais 20 à frente do mesmo órgão", explicou a defensora titular, Simone de Barros Gusmão.

O núcleo funciona há cerca de 15 anos, no 4º andar do Terminal Rodoviário Roberto Silveira, no Centro de Niterói. O local foi entregue à Defensoria pelo Governo do Estado, por meio de termo de cessão gratuita, assinado em 2011.

A defensora Simone lembra que ao se mudar para o endereço, antes mesmo da formalização da cessão do andar, houve um curto período durante o qual o Núcleo de Primeiro Atendimento foi o único espaço ocupado em todo o prédio, que hoje abriga vários órgãos estaduais e municipais.  

O Núcleo de Primeiro Atendimento de Família e de Infância, Juventude e Idoso da comarca de Niterói dedica as terças e quintas-feiras para o primeiro atendimento, recebendo quem busca orientação jurídica e precisa dar entrada em ação judicial. São cerca de 70 atendimentos por dia, a grande maioria relativa a alimentos, guarda e divórcio.

Às segundas e quartas-feiras, a defensora realiza sessões de conciliação previamente agendadas, cerca de 30 por semana.  Além da área em que já funciona o órgão, a Defensoria passa a contar também com uma sala contígua, para onde a defensora Simone pretende, no futuro, transferir as conciliações. 

A inauguração das instalações reformadas do núcleo contará com a presença do defensor público-geral, Rodrigo Pacheco.

< Idoso é vítima de golpe e desembolsa R$ 9 mil na Zona Sul de Niterói Leitura Dramatizada no Teatro Municipal de Niterói <