Orgulho

É de Niterói! Professora da UFF no time de mais influentes do mundo

Ranking foi produzido pela Universidade de Stanford (EUA)

Maria Fernanda Reis Gavazzoni, professora e pesquisadora da UFF, recebe destaque internacional
Maria Fernanda Reis Gavazzoni, professora e pesquisadora da UFF, recebe destaque internacional |  Foto: Divulgação

A professora do Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), Maria Fernanda Reis Gavazzoni, está entre os pesquisadores mais influentes do mundo, segundo ranking produzido pela Universidade de Stanford (EUA).

A lista, divulgada anualmente por meio do periódico do grupo Elsevier Data Repository, reúne os pesquisadores que integram o seleto grupo dos 2% de cientistas mais influentes do mundo.

O estudo utiliza como critério principal o número de citações dos trabalhos dos pesquisadores no Scopus, importante banco de dados mundial de resumos e citações de publicações científicas revisadas por pares, que comporta dados de mais de 9 milhões de cientistas.

A avaliação contém duas modalidades, sendo a primeira a que considera toda a carreira do pesquisador e a segunda, o ano anterior, no caso dessa atualização, o ano de 2022. A professora da UFF foi citada em ambas.

Para Gavazzoni, integrar o ranking é um reconhecimento ímpar, que destaca não apenas a excelência de sua contribuição científica, mas também o papel fundamental da UFF no cenário internacional.

Poucos professores brasileiros estão nesta lista. Ter um professor nesta lista demonstra o quanto a UFF é importante no âmbito internacional e consolida o que a universidade tem mais nos incentivado a desenvolver que é a internacionalização, ou seja, o trabalho em parceria com colegas e instituições internacionais Maria Fernanda Reis Gavazzoni, professora

Moradora de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, a professora da Faculdade de Medicina ressalta ainda a relevância do trabalho em equipe, sublinhando a importância de alianças sólidas e do constante apoio proporcionado pela instituição.

O reconhecimento internacional reforça não apenas a qualidade da pesquisa individual da professora, mas também a resiliência e a excelência do ambiente acadêmico da UFF.

“Atribuo essa conquista a uma equipe maravilhosa formada por professores e alunos da UFF e também a professores internacionais. O trabalho em equipe proporciona excelentes resultados e alianças sólidas. Nada faria sem um grupo tão bom. Agradeço a cada um que me ajudou e ajuda sempre. Agradeço à universidade por incentivar o trabalho de pesquisa”, finaliza.

< Carlinhos Maia é procurado pela Justiça; entenda o caso Astro do rock, Paul McCartney canta para 500 pessoas em Brasília <