Novidades

Eduardo Paes anuncia mudanças para Réveillon e Carnaval 2024

Prefeito concedeu entrevista para falar dos dois eventos

Coletiva aconteceu no Hotel Copacabana Palace
Coletiva aconteceu no Hotel Copacabana Palace |  Foto: Marcelo Eugênio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou nesta segunda-feira (16), durante entrevista coletiva no salão nobre do Hotel Copacabana Palace, na Zona Sul da cidade, todo o planejamento para o Réveillon e o Carnaval de 2024. A maior novidade será a queima de fogos comandada por uma orquestra sinfônica enquanto o maestro rege o público.

Outra novidade do Réveillon é que mais dois lugares na cidade ganharão palco para as festas. São eles: Bangu, na Zona Oeste, e Praça Mauá, na Zona Central da cidade. Ao todo serão 12 espalhadas pelo Rio. Além desses dois, os demais palcos ficarão em Copacabana, Praia do Flamengo, Penha, Ilha do Governador, Sepetiba, Paquetá, Ramos e Parque de Madureira. As queimas de fogos terão duração de 12 minutos. Apesar da expectativa, ainda não foram anunciados as atrações para a virada do ano.

“Será um espetáculo nunca visto antes. A grande novidade ficará por conta da orquestra sinfônica que irá reger a queima de fogos. Vai ser lindo”, destacou Eduardo Paes.

A empresa que ganhou a licitação, feita em agosto, será a Dream Factory. Ela organizará a virada do ano e o Carnaval pelos próximos três anos. Durante a coletiva, foi afirmado que a empresa fará grande melhorias na infraestrutura, além também de atender o público com mais banheiros, postos médicos, ambulância, entre outros.

Questionado sobre como a violência poderia prejudicar a imagem da cidade e a vinda dos turistas, Eduardo Paes fez questão de afirmar que todos os órgãos estarão atuando firmemente para que nada de ruim aconteça. Paes também relatou que, segundo uma pesquisa realizada pela Riotur, a violência não tem afetado na vinda dos turistas.

Segundo Paes, a violência não afeta vinda de turistas
Segundo Paes, a violência não afeta vinda de turistas |  Foto: Marcelo Eugênio

“Eu costumo não ficar me apegando às notícias negativas. Claro que aqui tem alguns problemas. Pode ter certeza, assim como eu, o governador Cláudio Castro e todos envolvidos vamos trabalhar em conjunto para que não aja nenhum problema para a população”, disse.

Carnaval 2024

Por outro lado, foi destacado também como será a organização e o planejamento para o Carnaval 2024, também a cargo da Dream Factory nos próximos três anos. A expetativa é que a cidade bata recorde de lucro tanto no investimento quanto no retorno turístico.

A empresa afirmou que a expectativa seja que o Carnaval de 2024 na Sapucaí seja um marco para a cidade do Rio. Para isso, eles reforçaram que haverá inovações na tecnologia, melhor planejamento, infraestrutura, logística, melhorias no som e nova iluminação.

Uma outra novidade anunciada pela empresa e por Paes foi a nova maneira de comprar o ingresso para o Carnaval. Foi anunciado que a venda será de forma unificada e online. Através dela, o público terá mais segurança para adquirir o ticket, evitando golpes.

“Está sendo desenvolvido um aplicativo para que todos consigam comprar o seu ingresso de forma rápida e segura. Agora não vai ter mais como comprar por fax (brincou Eduardo Paes). As vendas ainda não começaram, mas tem previsão para que comece agora no final do ano, talvez em dezembro”, explicou Paes.

A programação para os desfiles do Carnaval 2024 ficou definido da seguinte maneira:

09/02/2024 (sexta-feira) - Primeiro dia Desfile Série Ouro

10/02/2024 (sábado) - Segundo dia Desfile Série Ouro

11/02/2024 (Domingo) - Desfile Grupo Especial

12/02/2024 - (Segunda-feira) - Segundo dia desfile Grupo Especial

13/02/2024 (Terça-feira) - Desfile Escolas Mirins

17/02/2024 (Sábado) - Desfile das Campeãs

Já os blocos de rua terão início no dia 13 de janeiro de 2024. Para o bloco que quiser desfilar, precisa se cadastrar até 11 de dezembro deste ano.

< Baile funk tem tirado o sono de moradores em Niterói Caso Henry: Monique Medeiros alega condições desumanas na cadeia <