Avanços

Em igreja com luz, Niterói reza missa para celebrar os 450 anos

Celebração ocorreu na Igreja São Lourenço dos Índios

A missa é comemorada há 11 anos na Igreja São Lourenço dos Índios
A missa é comemorada há 11 anos na Igreja São Lourenço dos Índios |  Foto: Lucas Alvarenga

As comemorações do aniversário de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, já começaram nesta quarta-feira (22). Por volta das 8h, houve a Missa em Ação de Graças pelos 450 anos da cidade.

A celebração ocorreu na Igreja São Lourenço dos Índios, no bairro de São Lourenço. O local é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pela Prefeitura de Niterói.

Durante a celebração, que foi possível por ter energia elétrica na região, o prefeito Axel Grael falou sobre o momento em que a cidade vive e afirmou ser importante passar por cima dos últimos acontecimentos climáticos.

“Uma cidade nunca fica pronta! Agora, nossa geração tem a responsabilidade de fazer com que essa cidade continue avançando e buscando a justiça social, acolhendo as pessoas que mais precisam, que seja uma cidade resiliente, preocupada com o futuro, com as mudanças climáticas. Passamos nos últimos dias por momentos difíceis e a cidade sofreu, mas estamos resilientes e prontos para seguir em frente”, contou o prefeito de Niterói. 

Na missa, estavam presentes niteroienses e outros membros da prefeitura como o vice-prefeito Paulo Bagueira. 

A missa é comemorada há 11 anos na igreja em questão. O arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, celebrou a missa desta quarta. Ele falou sobre a importância da data para a igreja.

Missa de aniversário da cidade, celebrada pelo arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias
Missa de aniversário da cidade, celebrada pelo arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias |  Foto: Lucas Alvarenga

“Esse é um lugar (a igreja) histórico, onde também São José de Anchieta evangelizou e onde a cidade nasceu. Eu vejo a importância de estarmos sempre reconhecendo que Deus continua agindo na história através das pessoas. A igreja continua evangelizando pessoas nesses 450 anos. Por isso, continuamos, reconhecendo aqueles que fizeram parte da história e dando continuidade nela durante os anos”, afirmou.

Energia elétrica

Durante a missa, Axel falou sobre outros assuntos, como a recente falta de energia elétrica que assola parte dos niteroienses durante dias, desde o temporal do último sábado (18).

“A cidade vem se preparando para as mudanças climáticas. O que estamos vendo acontecer são episódios que ocorrerão com mais frequência. Nós preparamos a cidade com obras de contenção de encostas, por exemplo, mas sempre precisamos continuar essas obras de infraestrutura. Sobre o que ocorreu nos últimos dias, se a Enel tivesse colaborado com a gente quando aprovamos uma lei em 2014 para o enterramento da fiação, não passaríamos pelo que passamos. Vamos continuar batendo nessa tecla, porque várias cidades resolveram isso no mundo”, afirmou.

Ele disse que também está regularizando a situação da climatização nas escolas.

Indagado sobre a questão das pessoas em situação de rua, Axel disse não acreditar na internação compulsória de usuários de drogas, como foi proposto pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, nesta terça-feira (21).

“É um debate que existe há bastante tempo. O prefeito Eduardo levanta uma bandeira que é uma preocupação e um sentimento duro quando você vê pessoas que precisam de apoio até por questão de sobrevivência. Não acho que a internação compulsória seja o caminho, mas que tenhamos formas eficientes de dar socorro à essa pessoa, é importante que a gente pense nisso. Não é o caminho para todos em situação de rua, mas precisamos de protocolos mais eficientes para aqueles em que a vida está em risco”, contou Axel.

20 mil empregos

A obra de dragagem do Canal de São Lourenço também foi citada por Axel. O objetivo da intervenção é o de ampliar o acesso da infraestrutura aquaviária ao Complexo Industrial e Portuário de Niterói e promete revitalizar todo segmento dentro do projeto Niterói 450 anos voltado para Economia do Mar, alavancando toda a produção dos setores e gerando cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos.

"A gente vai aumentar a capacidade competitiva dos estaleiros de Niterói", comentou.

< Protestantes interditam ruas de Niterói após mais de 5 dias sem luz Messi critica ação da polícia no Maracanã: 'Batendo nas pessoas' <