Cidades

Em tempos de COVID-19 terreno em Maricá alerta para Dengue

Pneus acumulam água e preocupam moradores. Foto: Ibici Silva

Diante da pandemia do novo coronavírus, moradores do loteamento Bosque Fundo, no bairro de Inoã, em Maricá, temem outras doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya. No local que deveria ser uma praça, um amontoado de pneus preocupa os moradores e aumentam os riscos de doenças.

O local, onde os pneus se encontram, é um grande terreno em que antes funcionava um pátio de obras da Prefeitura de Maricá. Após o espaço ser mudado de lugar, os pneus foram abandonados e o mato continua crescendo no local.

Morador do bairro, o designer Fábio Ximenes diz que pedidos para limpeza no local já foram feitos, mas até o momento o problema não foi solucionado.

"Estamos vivendo uma pandemia, se ficarmos doentes com Dengue, Zika ou Chikungunya não sei se receberemos o atendimento devido. Temos que pensar no coronavírus sim, mas não podemos esquecer que a dengue é uma doença que atinge o nosso país e as medidas preventivas precisam ser tomadas. Já fiz diversos pedidos junto à Prefeitura para retirada dos pneus, mas até o momento ninguém fez nada”, disse.

Os pneus acumulam água das chuvas e já é possível ver grande número de larvas e nuvens de mosquitos que se formam no local. Um plástico foi colocado para evitar o foco dos mosquitos, mas já está se deteriorando.

Mães se preocupam com as crianças, já que os pneus ficam próximos à uma creche. É o caso da dona de casa Vanessa Dias, de 42 anos, que contou já ter tido a Dengue e tem medo de contrair novamente a doença.

 “Aqui a noite fica cheio de mosquitos na praça. Esses pneus estão aqui há muito tempo. Já tive Dengue e tenho medo do meu filho pegar.  Não podemos pensar só em coronavírus, as outras doenças não pararam por causa dela”, reclamou.

A Prefeitura de Maricá informou em fevereiro que foram registrados casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti na cidade. A Prefeitura acrescenta que, com o aumento das chuvas nessa época do ano, irá intensificar as ações nos bairros a fim de orientar moradores para não deixar água parada em recipientes sem tampas. No entendo não informou sobre a propriedade do terreno e se vai fazer a retirada dos pneus.

< Governo afirma que não há recomendação para fechar portos e aeroportos Witzel defende economia do Rio em reunião com autoridades <