Cidades

Enel concede troca de materiais recicláveis por desconto na conta de luz

Imagem ilustrativa da imagem Enel concede troca de materiais recicláveis por desconto na conta de luz
No Ecoenel, os materiais são pesados, e o valor do bônus é creditado automaticamente na conta de energia. Foto: Arquivo

A Enel, concede desconto da conta de luz através do programa Ecoenel, por meio da troca de materiais recicláveis, como papel, plástico, metal e vidro. São 91 pontos de coleta fixos e itinerantes no Rio de Janeiro, onde clientes da concessionária podem economizar na fatura de energia e contribuir com o descarte correto de resíduos.   

Nos últimos dois anos, o programa beneficiou cerca de 26 mil clientes e arrecadou mais de 2,8 mil toneladas de resíduos, concedendo cerca de R$ 1 milhão em bônus nas faturas de energia dos clientes atendidos pela distribuidora no Rio de Janeiro. Além disso, colaborou para evitar a emissão de 7,9 mil toneladas de gás carbônico (CO₂) na atmosfera e para a preservação de cerca de 21 mil árvores. Mais de 800 beneficiários tiveram descontos de 50% ou mais no valor da fatura.  

Adesão ao programa

O processo para aderir ao programa é simples: basta apresentar a conta de energia em um dos pontos de coleta e receber o cartão Ecoenel. Os consumidores também podem baixar gratuitamente o aplicativo do Ecoenel, disponível naplataforma Android. Após o cadastro, o cliente poderá levar os resíduos pré-separados por tipo até o ponto de sua preferência. Alguns ecopontos também recebem resíduos eletrônicos como aparelhos celulares, televisores, liquidificador, chuveiro, entre outros. Ao todo, podem ser coletados mais de 160 tipos de materiais eletrônicos.  

No Ecoenel, os materiais são pesados, e o valor do bônus é creditado automaticamente na conta de energia. Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro e, caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte. Para agilizar o processo de entrega e pesagem dos resíduos, os materiais devem ser separados e limpos com antecedência. Papéis e plásticos, por exemplo, não podem estar sujos ou molhados. No caso das latas de alumínio, devem estar sem areia, pedra ou materiais que comprometam a pesagem.   

De acordo com o Responsável de Sustentabilidade da Enel Distribuição Rio, Leonardo Soares, a companhia incentiva o consumo consciente entre os seus consumidores e promove o descarte correto dos resíduos, um dos principais desafios dos centros urbanos. “Recebemos os materiais separados e limpos pelos clientes e os encaminhamos para o processo de reciclagem. Acreditamos no engajamento dos clientes para descartar corretamente esses materiais, atitude tão importante para o meio ambiente, que ajuda ainda na redução das contas de energia”, complementa o executivo. 

Pontos de coleta

No momento, apenas 17 ecopontos fixos estão abertos em seis municipios. Por conta das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, todas unidades ativas do Ecoenel estão seguindo os protocolos de higiene e segurança, como o uso de máscara, luvas e álcool em gel pelos colaboradores e orientações sobre o distanciamento mínimo. Confira abaixo os endereços e os horários de funcionamento dos ecopontos ativos:  

Em Niterói, há nove pontos de coleta: No Hortos do Barreto e do Fonseca, na Zona Norte, os horários de funcionamento são das 8h às 12h e das 13h às 15h de segunda a sexta. Os demais locais: Ilha da Conceição- rua Jornalista Sardo Filho s/nº, Cabubá-Av. Raul Oliveira Rodrigues s/nº, Icaraí- rua Jornalista Irineu Marinho 466, Itaipu- Rua O s/nº- Campo Belo, Santa Bárbara- rua Dr. Luiz de Moraes Lamengo 490 e Largo d Batalha - Rua Leonor Glória s/nº, mantêm o funcionamento das 8h às 12h, entretanto na parte da tarde estende o horário até às 16h. Ainda no Barreto, na rua Carlos Gomes 65 (estacionamento da Leroy Merlin), o atendimento vai até sábado das 8h às 12h.

Em São Gonçalo, no bairro do Alcântara, na Rua Doutor Alfredo Backer, 605 (Estacionamento do Mercado Assaí) , a coleta será realiza de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e no sábado de 8h às 12h .

Confira as demais cidades, endereços e horário de funcionamento para recolhimento dos materiais:

  • São Cristóvão (Cabo Frio): Avenida América Central, 900 (Estacionamento do Mercado Assaí)  - Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Sábado de 8h às 12h  
  • Araras (Petrópolis): Estrada Bernardo Coutinho 3435 - Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16:30h. Sábado de 8h às 14h  
  • Mosela (Petrópolis): Rua Mosela s/nº (em frente à Cruz Vermelha) - Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16:30h. Sábado de 8h às 14h  
  • Quitandinha (Petrópolis): Rua General Rondon 400 (Praça do Quitandinha) - Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16:30h. Sábado de 8h às 14h  
  • Itaipava (Petrópolis): Estr. União e Indústria, 10000 (Parque Municipal) - Sábado de 8h às 15h  
  • Centro (Cordeiro): Avenida Presidente Vargas 42/54 (Secretaria de Meio Ambiente) - Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.  
  • Centro (Cantagalo): R. Ver. Francisco Vieira, 70 (Terminal Rodoviário)- Segunda a sexta, das 8h às 12h  

Sobre o Ecoenel  

O programa que oferece bônus na conta de luz em troca de materiais recicláveis (papel, plástico, metal e vidro) é reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente  Além de facilitar o pagamento dos clientes, o programa contribui diretamente para a Política Nacional de Resíduos Sólidos e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda (ODS) 2030 da ONU, especialmente com o ODS 7 – Energia Acessível e Limpa, o ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis, e o ODS 13 – Combate às Mudanças Climáticas.  

< Famosos e família em choque com a morte trágica de MC Kevin aos 23 anos Polícia Civil recebe coletes à prova de balas comprados em janeiro <