Disputa

Escola campeã do Carnaval de Niterói será anunciada nesta terça

Desfiles ocorreram no Caminho Niemeyer, no fim de semana

Foram 23 escolas de samba que desfilaram na sexta-feira e sábado
Foram 23 escolas de samba que desfilaram na sexta-feira e sábado |  Foto: Ascom/ Prefeitura de Niterói
 

Carnavalescos, integrantes das escolas de samba de Niterói e de comunidades se reúnem, nesta terça-feira (28), a partir das 18h, na quadra da Unidos do Viradouro, no Barreto, para participar da apuração que vai anunciar as campeãs do Carnaval de 2023 da cidade.

Segundo a Prefeitura, no segundo ano de desfiles realizados no Caminho Niemeyer, a passarela do samba recebeu mais de 60 mil pessoas, com uma infraestrutura montada para garantir tranquilidade e conforto para quem foi assistir e para os integrantes das agremiações.  

Foram 23 escolas de samba que desfilaram na sexta-feira e sábado, data escolhida pela Prefeitura para o desfile oficial não confrontar com os da Marquês de Sapucaí e não dividir o público. E quem foi para as arquibancadas, aproveitou a estrutura montada pela Prefeitura, por intermédio da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), para assistir ao desfile das escolas de samba dos Grupos A, B e C do Carnaval 2023.

“Realmente ficamos muito felizes. Demos a estrutura e as agremiações se dedicaram e deram o melhor para brilhar no carnaval. É uma festa do povo que atrai inúmeros visitantes para a cidade, gera emprego e renda e une comunidades inteiras em torno dessa preparação. Foi tudo muito bem organizado para que todos pudessem participar com segurança e conforto, consagrando o espaço como passarela no samba”, afirmou o prefeito Axel Grael .

“Tivemos um ótimo Carnaval da retomada. Os bairros com carnavais de muita animação e segurança e o segundo ano dos desfiles no Caminho Niemeyer que foi um sucesso. Vamos trabalhar para aprimorar ainda mais e no ano que vem oferecermos um carnaval melhor ainda para a população”, afirmou o vice-prefeito de Niterói, Paulo Bagueira.

No primeiro dia o desfile oficial foi aberto pela Corte Momesca, formada pelo Rei Momo Renato Metello, a Rainha Paulinha Nascimento e a Princesa Rayanne dos Santos, acompanhados pelos blocos “Não é Não”, da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) e da Neltur.

Já no segundo dia, abriram os desfiles o Grupo C com a Galo de Ouro, Império de Charitas, Amigos da Ciclovia, União da Engenhoca, Mistura de Raça. Em seguida o Grupo B com Garra de Ouro, Banda Batistão, Império de Arariboia, Paraíso do Bonfim, Combinado do Amor, Unidos do Sacramento, Tá Rindo Por Quê?, Balanço do Fonseca e Bem Amado fechou já no amanhecer de domingo, no Caminho Niemeyer.

Entre as personalidades que desfilaram, Bia Bedran, que foi tema da escola Amigos da Ciclovia, muito entusiasmada, a artista niteroiense foi aclamada pelos foliões.

Na apresentação dos Desfiles, pela primeira vez, uma personalidade trans, a Fabianna Brazil brilhou na noite que teve muita receptividade dos presentes. Destacamos também a área reservada para deficientes físicos, que teve grande aceitação.

O presidente da Neltur, Paulo Novaes, disse que o Carnaval em Niterói foi sucesso tanto no Caminho Niemeyer como nos bairros. "O carnaval, além da alegria dos foliões, representa um impulso para a economia da cidade através de seus pólos gastronômicos, hoteleiro e transporte. Os desfiles no Caminho Niemeyer deram um novo status ao carnaval da cidade e um estímulo para que cada escola se apresentasse cada vez melhor”, ressalta Novaes

Desfile de sábado

A Escola de Samba Cacique da São José abriu a festa dos foliões com o enredo “Festas”, seguido pela Unidos da Região Oceânica, cujo enredo foi “Magia dos Seres Elementais da Natureza”. Em seguida, a Souza Soares levantou a plateia com o enredo “Sou Mariá da Souza, orgulho de ser mãe, Exemplo de Raça, Força e Fé”.

A Magnólia Brasil levou as arquibancadas ao delírio com o enredo “Sorriso Negro”, enquanto a Experimenta da Ilha contou a história com o enredo “Pelas Mãos do Criador, um Tributo à Niterói”. A Folia do Viradouro contou a saga de Teresa de Benghela, com o enredo “Teresa de Benghela, uma Rainha no Pantanal”.

E os foliões continuaram sambando muito com a Alegria da Zona Norte, que cantou o enredo “De Pindorama ao Brasil”. A Sabiá desfilou o enredo “Resistir Para Existir, África a Raça Que a Mordaça Não Calou”. Fechando a noite, a Mocidade Independente de Icaraí cantou e contou o enredo “Iyá’s, Matripotência Mocidade”.

< Bancos têm nova data para saques de valores esquecidos BBB 23: vídeo mostra suposta agressão envolvendo Bruna Griphao <