Cidades

Escola é inaugurada no aniversário de Niterói

A inauguração contou com a presença de Prefeito Rodrigo Neves e secretários. Foto: Wallace Rosa

Pelo menos 240 alunos que ainda serão matriculados pelos pais ou responsáveis e divididos em 10 turmas, criadas em uma nova escola entregue pela prefeitura de Niterói, nesta sexta-feira (22) — data em que a cidade comemora os seus 446 anos, já contam com um motivo para sorrir. Decidindo focar na área da Educação, o prefeito Rodrigo Neves inaugurou a Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) do Vale Feliz, no Engenho do Mato, Região Oceânica, às 16h. Como uma forma de presente, a escola entregue pela gestão Executiva vai atender uma antiga reivindicação dos moradores da área.

Serão atendidos alunos de 2 aos 5 anos da Educação infantil e 1º ano do ensino fundamental. A data escolhida para o início da disponibilização das matrículas deve ser anunciada até o mês de janeiro. As inscrições serão realizadas na própria unidade escolar.

O prédio da escola tem dois andares e conta com um elevador. São 10 salas de aula, sala de recursos, sala de multimeios, sala de professores, sala de direção, secretaria, refeitório, cozinha e uma quadra esportiva coberta com vestiários.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, disse estar muito emocionado com a inauguração.

"Hoje já participei de vários eventos eventos e estou muito emocionado, passa um filme na minha cabeça. Em 2013, quando assumi a prefeitura, tínhamos uma sequência de notícias ruins em várias áreas. A partir de então nós encaramos a crise, que foi uma oportunidade excepcional de mudarmos as coisas e aqui está um dos resultados. Niterói está de cabeça para cima e com a sensação de dever cumprido", disse.

No vídeo, o presidente da Fundação Municipal de Educação de Niterói, Bruno Ribeiro e a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro. Vídeo: Wallace Rosa

Sustentabilidade

De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Educação de Niterói, Bruno Ribeiro, esta é a 25ª unidade espalhada ao redor da cidade. Nela existem duas grandes novidades, sendo: os sistemas de aproveitamento da água da chuva e uso de energia solar, sendo um equipamento totalmente sustentável.

“O aproveitamento da água da chuva foi idealizado dentro de uma planejamento estruturado para fazermos essa captação e usarmos nos sanitários. Esse será o formato. É uma forma incrível de estarmos dentro do contexto da sustentabilidade. A gente já vinha fazendo a ideia de energia solar em outras unidades, mas sobre o sistema de aproveitamento de água, essa é a primeira vez”, explicou Bruno.

Unidade conta com novidades como sistemas de aproveitamento da água da chuva e uso de energia solar. Foto: Wallace Rosa.
Unidade conta com novidades como sistemas de aproveitamento da água da chuva e uso de energia solar. Foto: Wallace Rosa.

As instalações da unidade foram construídas de acordo com as normas estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e, além de totalmente climatizada, já conta com o uso dessas novas tecnologias.

Interessada em matricular os seus filhos de 6 e 13 anos na unidade recém-inaugurada, Aline Duarte, de 30 anos, fez questão de marcar presença no local, na companhia de vizinhos, a fim de entender como vai funcionar o processo de matrícula.

“Estou muito feliz com tudo isso aqui e aproveitei para me informar melhor. É muita criança para pouca escola, então essa unidade foi uma mão na roda para as mães que precisam trabalhar. Tomara que a ideia da prefeitura seja de ampliar mais e mais escolas. Estou ansiosa!”, comemorou.

Programa Mais Infância

A nova Umei integra o Programa Mais Infância, lançado em 2013, que tem por objetivo expandir o número de vagas e garantir o acesso à educação infantil no município. Parte dos recursos é proveniente do Governo Federal através do Programa Brasil Carinhoso.

Ressaltando o sucesso do Programa, a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, disse que o projeto qualificou diversos profissionais.

“Nós temos um excelente projeto pedagógico em andamento. Cada detalhe dessa unidade aqui no Vale Feliz foi minimamente pensado, no que tange a sustentabilidade. Juntos, nós construímos unidades que proporcionem condições físicas e pedagógicas para um bom trabalho. O nosso objetivo é atender toda a população de Niterói”, destacou.

O Mais Infância, que em 2014 ganhou reconhecimento internacional durante o XI Colóquio Luso-Afro Brasileiro realizado em Portugal, é desenvolvido através de quatro vertentes: municipalização de escolas estaduais, incorporação de creches comunitárias, inauguração e reforma das unidades existentes.

Também estiveram presentes na inauguração o prefeito Rodrigo Neves, o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag) Axel Grael, além dos deputados estaduais Waldeck Carneiro (PT) e Paulo Bagueira (Solidariedade) e os vereadores Atratino (PMDB) e Betinho (Solidariedade).

< Tráfico corta internet de moradores em comunidade de SG Trilha e aventura na Serra da Tiririca neste fim de semana <