Cidades

Escolas estaduais registram maior taxa de aprovação da história em 2019

Em 2018, o indicador IF tinha sido de 0,79, que equivale a 0,5 a menos que ano passado. Foto: Governo do Estado

O Estado do Rio de Janeiro obteve, em 2019, a maior taxa de aprovação escolar da história. Os dados foram anunciados pelo governador Wilson Witzel anunciou, na sexta-feira (17) durante evento realizado no Palácio Guanabara, em Laranjeiras.

De acordo com relatório da Seeduc, o Indicador de Fluxo (IF), que é calculado pela divisão do total de alunos aprovados em cada série pelo número de alunos matriculados, foi de 0,84 em 2019 (o máximo é 1).

"É o melhor resultado da série histórica do relatório da Secretaria de Educação, o que indica que o estado teve em 2019 a melhor taxa de aprovação e o menor abandono escolar" destacou Pedro Fernandes.

Ainda segundo o secretário, falta ser anunciado o resultado oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação, mas os dados obtidos pela Secretaria de Educação são excelentes.

"Quanto menos alunos abandonando a escola, tirando melhores notas, melhor será o futuro do Estado do Rio de Janeiro para as próximas gerações. Os professores cumpriram seus papéis e chegamos a um resultado que é o recomeço de uma retomada histórica do Rio de Janeiro: somos o Estado onde o ensino vai mudar a realidade", comemorou o Witzel.

Em 2018, o indicador IF tinha sido de 0,79 (0,5 a menos que ano passado), mesmo resultado de 2016. Em 2015 e 2017, o IF foi de 0,81, também abaixo do resultado alcançado em 2019. O levantamento da Secretaria de Educação é bimestral, e os dados obtidos no quarto bimestre são os fechados do ano.

"Outro fator determinante para estes resultados foi a colocação de professores em sala de aula. Quando assumimos em 2019 encontramos um cenário onde apenas 5% das escolas tinham quadro de professores completo. Contratamos cerca de 14 mil professores e atualmente já temos 96% das unidades com o quadro completo de professores", detalhou o secretário Pedro Fernandes.

< Brasil e Alemanha firmam acordo de cooperação agrícola Flamengo estreia com empate no Campeonato Carioca <