Fenômeno

Espuma 'misteriosa' invade ruas do Centro de Saquarema; vídeo

Caso aconteceu no último domingo (5)

Carros se arriscaram ao passar pela camada de espuma
Carros se arriscaram ao passar pela camada de espuma |  Foto: Reprodução

Um mar de espuma e areia invadiu as ruas de Saquarema, na Região dos Lagos do Rio, no último domingo (5), nas praias de Itaúna e Vila, após a forte ressaca que atingiu o litoral da cidade.

As imagens chamaram a atenção da população e de quem estava no local, que gravaram vídeos e postaram nas redes sociais. Em diversos momentos, alguns motoristas se arriscam e passam pela grande camada de espuma, que toma conta do carro e até impossibilita a visão do condutor.

Leia +: Ondas invadem calçadão e ruas na Praia de Itaipuaçu; vídeo

Leia +: Idoso morre após se afogar em praia de Niterói

Leia +: Jovem levado por mar em Ipanema visitava praia pela 1ª vez

De acordo com a Prefeitura de Saquarema, as espumas "são fruto da ressaca, que faz com que a água do mar bata com força nas pedras gerando o fenômeno". Além disso, o governo muncipal reforçou que não se trata de poluição.

Ainda de acordo com a Prefeitura, não houve danos, e as ruas já foram limpas e liberadas para o tráfego de veículos. Em nota, o governo também explicou que este fenômeno se repete com frequência no local, e os moradores já estão acostumados.

Ressaca no Rio

No último domingo (5), o Rio de Janeiro enfrentou uma ressaca forte em diversas praias espalhadas pelo Estado. Em alguns lugares, as ondas atingiram até 3,5 metros. Na praia de Ipanema, na Zona Sul, três pessoas se afogaram, sendo que três foram resgatadas e um adolescente de 16 anos ainda segue desaparecido.

Na Praia de Itaipuaçu, a força da água invadiu o calçadão e a Avenida Beira Mar. Muitas pessoas tiveram que pegar seus pertences rapidamente para que a correnteza não levasse, assustando os banhistas que estavam no local. Na Praia do Leblon aconteceu o mesmo. Uma onda gigante subiu a areia e invadiu a área onde as pessoas estavam, arrastando cadeiras, barracas, coolers, entre outras coisas.

Já em Niterói, um idoso de 65 anos morreu após se afogar na Praia de Camboinhas, na Região Oceânica, na tarde de domingo. A identidade da vítima não foi divulgada. 

Segundo a Marinha, a ressaca iria atingir o litoral do Rio de Janeiro até a segunda-feira (6).

A Prefeitura do Rio aconselha a evitar o banho de mar durante o período de ressaca, incluindo esportes aquáticos. Além disso, a população deve evitar permanecer em mirantes ao longo da orla ou em locais próximos ao mar e não deve trafegar de bicicleta na ciclovia se as ondas estiverem atingindo a área.

Em casos de afogamento, é recomendado acionar imediatamente as equipes do Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

< Dançarina do SBT morre aos 29 anos em São Paulo Ladrão é preso após matar funcionário de açougue com chave de fenda <