Medida

Estado anuncia que vai pagar o piso nacional do magistério no Rio

Sepe diz que o valor não será para todos os profissionais

Novidade foi anunciada em reunião na Secretaria Estadual de Educação
Novidade foi anunciada em reunião na Secretaria Estadual de Educação |  Foto: Divulgação/Governo do Estado
 

O Governo do Estado anunciou, nesta quarta-feira (10), que vai conceder o piso nacional do magistério, que atualmente é de cerca de R$ 4,4 mil, para os professores da rede estadual de ensino. De acordo com o Governo, o pagamento foi autorizado pelo governador Cláudio Castro e anunciado, nesta quarta-feira (10), pela secretária de Educação Roberta Barreto durante reunião com representantes da categoria. Segundo a direção do Sindicato Estadual dos Profissinais de Educação (Sepe-RJ), o piso não será aplicado a todos professores. 

"Ele (governador) só vai dar para quem não chegou ao valor do piso nacional. Quem estiver no plano de carreira, não receberá. Isto significa um ataque brutal sobre os direitos do conjunto dos educação da rede estadual", disse a coordenadora do Sepe-RJ, Samantha Guedes. 

O Governo do Estado informou ainda que encaminhará, nos próximos dias, mensagem à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). De acordo com a administração estadual, a correção será concedida a todas as carreiras de professores e paga a partir da folha salarial relativa ao mês de maio. Além disso, o pagamento contemplará os servidores inativos do magistério.

Para a secretária Roberta Barreto, o pagamento do piso reafirma o empenho do governo com a educação pública.

"Essa conquista é fundamental para valorização do professor e na garantia do acesso e a permanência dos nossos jovens em sala de aula. Temos uma longa estrada pela frente, mas nesse momento o governador mostra que estamos no caminho certo, para fortalecer mais do que nunca o conhecimento que é o grande passaporte para a melhoria de vida", disse a secretária. 

< STJ solta homem negro acusado por reconhecimento fotográfico Flamengo vence o Goiás e deixa zona de rebaixamento do Brasileirão <