Cidades

Estado lança programa para ampliar ensino integral

Unidades da rede estadual terão ensino integral. Foto: Divulgação

No início do ano letivo de 2020, o Estado do Rio de Janeiro terá o terceiro maior percentual de escolas com turmas em tempo integral do país, segundo o Governo do Estado.

Mais 322 unidades estaduais de ensino receberão turmas nesse modelo, saltando das 268 atuais para 590, um acréscimo superior a 120%. A ação faz parte do programa Escola pra Vida, lançado nesta segunda-feira (29).

Durante a cerimônia, o governador Wilson Witzel ressaltou que, em parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), todas os colégios em tempo integral ofertarão ensino profissionalizante. Os cursos serão voltados à vocação regional, o que aumentará as chances de emprego qualificado para os estudantes.

"A educação é uma das prioridades do nosso governo. Esse programa vai possibilitar que os alunos terminem seus estudos e façam um curso profissionalizante, aumentando as chances de contratação após concluírem o Ensino Médio. Trabalhar de maneira integrada entre as instituições é importante para melhorar a qualidade da educação no Estado do Rio de Janeiro", disse o governador.

Segundo o secretário de Educação, Pedro Fernandes, a iniciativa representará a cobertura de quase metade da rede estadual, que possui 1.222 escolas.

"Com isso, tendo como base os dados do Censo de 2018, o Rio de Janeiro sairá da 10ª posição e passará a ser o estado com a terceira maior cobertura percentual de escolas com turmas de horário integral", explicou Pedro Fernandes.

De acordo com as necessidades locais, as unidades serão híbridas, com turmas funcionando tanto em tempo integral quanto em horário parcial, para atender a um maior número de alunos. 

Para o próximo ano, a secretaria também contará com mais parceiros. Para ampliar a oferta de cursos profissionalizantes, o Sesc se juntará ao programa.

Já os consulados do México e do Equador participarão na oferta de Ensino Médio Intercultural, respectivamente, no Ciep 413 - Adão Pereira Nunes e no Ciep 309 - Zuzu Angel, localizados em São Gonçalo.

Com o Instituto Trevo, a parceria será no Colégio Estadual Monteiro de Carvalho, em Santa Teresa, e em outra unidade a ser inaugurada em Honório Gurgel, ambas vocacionadas ao Esporte. Já com a Polícia Rodoviária Federal, o Colégio Estadual Policial Rodoviário Federal Antônio Félix Filho - Turquinho, no bairro Irajá, na Zona Norte, terá na matriz curricular componentes semelhantes aos dos colégios militares, e contará com cursos de qualificação profissional para os alunos.

< Viradouro sedia encontro sobre o quesito harmonia Passageiros e motorista na mira de bandidos em Neves <