Cidades

Estudantes de Niterói otimistas para passar no Enem

Imagem ilustrativa da imagem Estudantes de Niterói otimistas para passar no Enem
Estudantes se reuniram para as provas do segundo dia do Enem. Foto: Marcelo Tavares

Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) demonstram persistência e dedicação durante o segundo dia de provas realizado neste domingo (28) em Niterói.

Para a estudante, Stephany Bento, de 18 anos, a persistência é um dos caminhos para a realização.

“Essa é a segunda vez que eu faço, quero medicina. O importante é continuar tentando. O curso que eu quero é muito concorrido, mas não podemos desistir. Basta ter foco” relatou.

Outra estudante, Jessica de Abreu, 19 anos, que também realiza o Enem pela segunda vez, alerta para o nervosismo.

“Depois da primeira vez, a gente acaba acostumando, quero psicologia e vou continuar tentando” informou.

Já Mariah Santos, 19 anos, que busca cursar publicidade, conta já ter feito o exame outras quatro vezes e desabafa sobre o desânimo devido a quantidade pequena de vagas ofertadas.

“É desanimador o que estamos vivendo. A falta de estrutura nas faculdades, pouquíssimas vagas e conseguir emprego também está super difícil. Só que a gente não tem muita opção, então esse é o jeito, vou continuar tentando até conseguir."

Mariah Santos

Neste ano de 2021, alunos que vão realizar a prova pela primeira vez demonstram ansiedade. Entre os participantes, o estudante, que pretende cursar farmácia, Rafael Medeiros, de 18 anos, relata sobre a expectativa em relação ao exame.

“Eu estudei bastante. Estou ansioso e um pouco nervoso, mas estava pior no primeiro dia de provas. Meu pensamento positivo é e vai dar tudo certo."

Os estudantes relataram terem estudados por meios próprios, em casa, devido a pandemia da Covid-19 e deixaram a mensagem de incentivo aos próximos participantes.

“Não desistam! Tenha fé que uma hora vai."

Provas

Nesse segundo dia, as provas são de matemática e de ciência da natureza. Com 45 questões, cada, as provas serão aplicadas em mais de 1,7 mil municípios nas modalidades impressa e digital. Em ambas modalidades, as questões são iguais.

Nos locais de exame, os portões são abertos às 12h e fecham às 13h, e não é permitido entrar após o fechamento dos portões. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 e terminam às 18h30, no horário é o de Brasília.

No primeiro dia de Enem, os participantes fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação. Ao todo, 74% dos 3,1 milhões de inscritos compareceram.

Este será o segundo Enem aplicado neste ano, já que as provas de 2020 foram adiadas por causa da pandemia e acabaram sendo aplicadas em janeiro e fevereiro.

< Dia de festa: Botafogo enfrenta Guarani com entrega de taça do Brasileirão Série B Atlético-MG e Fluminense se enfrentam com título e vaga para Libertadores em disputa <