Problemão

Explosões de transformadores em Icaraí: qual é o mistério?

Concessionária Enel diz que problema ocorre por diversos fatores

Relatos apontam que basta chover e ventar forte que transformadores explodem e falta luz
Relatos apontam que basta chover e ventar forte que transformadores explodem e falta luz |  Foto: Arquivo/Karina Cruz

Explosões de transformadores no bairro Icaraí, na Zona Sul de Niterói, são comuns em dias de chuvas fortes e de ventania. Isso de acordo com quem vive na região.

Últimos estouros ocorreram na madrugada de terça-feira (17): foram ao menos dez — segundo moradores, que ficaram horas sem luz e tiveram o sono interrompido, em plena madrugada. Foram várias as reclamações feitas em redes sociais. Veja algumas abaixo.

Reclamações feitas por moradores na rede social X (antigo Twitter)
Reclamações feitas por moradores na rede social X (antigo Twitter) |  Foto: Via X (antigo Twitter)

Questionada, a Enel Distribuição Rio, responsável pelo fornecimento de energia elétrica na localidade, informa que as ocorrências envolvendo a rede elétrica possuem origem em diversos fatores, principalmente no contato de objetos externos com a rede, como galhos de árvores.

"Cabe esclarecer que estampidos, muitas vezes entendidos como 'explosão de transformadores', se referem à atuação do sistema de proteção ao curto-circuito ou à incidência de um curto, especialmente durante a interferência de um agente externo em contato com a rede", acrescenta.

Leia+: Madrugada de terror com explosões de transformadores em Niterói

Leia+: Por que Icaraí sofre com estouro de transformadores? ENFOCO responde

Segundo a empresa, os casos registrados em Icaraí, na madrugada do dia 17, estão diretamente relacionados com os fortes ventos e as chuvas intensas que atingiram Niterói e geraram danos nos equipamentos elétricos, por conta de objetos e galhos lançados na rede elétrica.

"A Enel Rio tem trabalhado intensamente em manutenção preventiva para reduzir ao máximo este tipo de ocorrência. Neste ano, de janeiro a setembro, foram contabilizadas mais de 17,2 mil podas em Niterói. O bairro de Icaraí recebeu 1.345 ações de manutenção preventiva, incluindo podas de árvores em contato com a rede neste mesmo período", enfatizou. 

Há pouco mais de um ano, o especialista em energia elétrica Paulo Duailibe (UFF), esclareceu ao ENFOCO que os transformadores podem estar sujeitos ao curto-circuito nos enrolamentos e sobreaquecimento.

“Sobrecargas prolongadas e frequentes nos transformadores, além da exposição a um número excessivo de altas correntes, em decorrência de curtos-circuitos externos, vão deteriorando o isolamento a tal ponto de favorecer a ocorrência de curtos-circuitos”, explicou à época.

Além disso, conforme Paulo, se a proteção não estiver adequadamente dimensionada e houver descarga elétrica em uma rede não bem protegida, o transformador pode explodir.

De acordo com o especialista, em geral, os transformadores são classificados segundo o seu meio isolante, podendo ser a óleo mineral, a líquidos isolantes sintéticos pouco inflamáveis (silicone) e secos.

"Normalmente, esses transformadores das redes de distribuição instalados em postes são do tipo a óleo mineral", relatou.

Duailibe ensina que o óleo mineral, derivado do petróleo, possui duas funções principais:

- Isolar: evitando a formação de arco entre dois condutores que apresentem uma diferença de potencial;

- Resfriar: dissipando o calor originado da operação do equipamento.

< Torcedor morto em briga era membro da Raça Rubro-Negra capa 231023 <