Cidades

Feira sobre Ciência e Inovações tecnológicas em Niterói

Evento acontece até este sábado no Campo de São Bento. Foto: Alex Oliveira

Começou nesta sexta-feira (18) em Niterói a VI Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento acontece no Campo de São Bento, em Icaraí e a programação segue até este sábado.

A Feira faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Niterói e o tema deste ano é "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável". O objetivo central, segundo a coordenadora do evento Adriana Neves, é a produção científica e cultural elaborada no contexto das unidades de educação básica das redes públicas, estadual e municipal e das escolas particulares.

Ela falou sobre sustentabilidade e a importância de preservar o meio ambiente.

"Niterói ficou em 1° lugar como cidade inteligente. E falar de inteligência é ficar atento as inovações tecnológicas e ao mesmo tempo pensar de forma sustentável. Todas as escolas inscritas no evento estão concorrendo ao prêmio jovem pesquisador de Niterói. O evento tá lindo e aqui todas as dúvidas serão esclarecidas. Sustentabilidade é um assunto super atual, mas ainda tem muita coisa que as pessoas não entendem, aqui tentaremos esclarecer todas as dúvidas sobre este assunto", falou a coordenadora.

Pelo menos dez instituições, entre elas o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) participam do evento.

Entre os destaques está a distribuição de mudas feita pela Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (CLIN), além do projeto inovador para deficientes visuais, de alunos de Engenharia Mecânica e Elétrica do CEFET/RJ.

Pelo projeto, um dispositivo fixado em um boné, na tentativa de melhorar a qualidade de vida de deficientes visuais.

Já a CLIN, que produz um viveiro de mudas em São Lourenço, levou algumas plantas frutíferas de pequeno porte, que foram plantadas dentro de caixas de leite para distribuir aos visitantes.

Joelma Barcelos que faz parte da coordenação do viveiro falou da iniciativa.

"O nosso viveiro fica dentro da sede da CLIN e lá são plantadas mudas da vegetação nativa da Mata Atlântica e ervas medicinais. O nosso viveiro já tem mais de dez anos. Também passamos algumas dicas de chás e ervas medicinais", disse a produtora.

O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói.

.

< Presa acusada de atacar irmã a tesouradas no Centro de Niterói Niterói deve refazer eleições para o Conselho Tutelar <