Cidades

Fibra ótica em Maricá

A cidade de Maricá se prepara para um salto em tecnologia. A interligação com cabos de fibra ótica, batizada de ‘infovia’, vai informatizar todos os serviços públicos municipais através de uma rede de 240 quilômetros de cabos de fibra ótica. Os primeiros carretéis já foram instalados esta semana, começando pelo Paço Municipal e nas vias no entorno da prefeitura, no Centro.

A Coordenadoria de Tecnologia da Informação informa que serão interligados 160 prédios públicos, entre postos de saúde, escolas e Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). A meta é disponibilizar 30 pontos de acesso público à internet por rede wi-fi e instalar 60 câmeras de monitoramento em toda a cidade.

A primeira etapa da ‘infovia’ deve durar cerca de oito meses e vai beneficiar as regiões do Centro, São José de Imbassaí, Inoã e Itaipuaçu. A segunda fase, prevista para 2019, seguirá pela região litorânea até Ponta Negra. Uma pequena rede de fibra ótica já funciona entre os prédios da Prefeitura e o dos Sistemas Integrados Municipal (SIM).

“Escolhemos para começar essa região que vai do Centro até Itaipuaçu porque ela concentra a maior parte dos aparelhos públicos municipais. Ao final da primeira etapa, será possível por exemplo, que os postos de saúde e o novo hospital Ernesto Che Guevara tenham online os prontuários de todos os pacientes atendidos na rede e também emitir receituários a cada um deles. É muito mais agilidade nas informações”, afirmou o coordenador.

< Brasil permanece atrás da Alemanha no ranking da Fifa Festival de Blues em Niterói <