Máscaras

Fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em Niterói começa nesta sexta

Comprovante de vacinação é obrigatório

Fim da obrigatoriedade de máscaras em Niterói.
Fim da obrigatoriedade de máscaras em Niterói. |  Foto: Karina Cruz
 

O uso obrigatório de máscaras em ambientes abertos e fechados foi suspenso, em Niterói. As orientações foram publicadas no Diário Oficial da cidade nesta sexta-feira (1°). 

O prefeito Axel Grael se manifestou em suas redes socias na última quarta-feira(30) recomendando o uso em casos específicos.

De acordo com o decreto foi suspensa a obrigatoriedade, ou seja, não é mais imposto que a população utilize máscaras em locais abertos ou fechados. Entretanto a recomendação é que pessoas pertencentes ao grupo de risco (imunossuprimidos, gestantes e idosos), pessoas com sintomas gripais e pessoas que trabalham na área de saúde ainda usem. 

É importante ressaltar que os estabelecimentos privados de qualquer natureza podem exigir o uso de máscaras em suas dependências. Além da comprovação vacinal que poderá ser feita pelo aplicativo ConecteSUS ou comprovante/caderneta/cartão de vacinação impresso, a mesma deverá estar de acordo com o calendário oficial de vacinação. 

Com isso, é permitido o funcionamento de casas noturnas, pubs, boates, cinemas, teatros e museus com até 100% da capacidade do público. Também está autorizado a realização de grandes eventos com até 100% da capacidade do público, mediante a comprovação do esquema vacinal completo.

Niterói está em atualização da fase 3 do Programa Novo Normal, que iniciou no dia 12 de março deste ano, quando 90% dos adultos e idosos já estavam vacinados com a segunda dose. Mais de 50% dos adolescentes e crianças também. 

< Operação conjunta apreende motocicletas irregulares na Baixada Homem despeja lixo na rua durante as chuvas do Rio; veja vídeo <