Mulheres empreendedoras

Força da mulher empreendedora é celebrada em São Gonçalo

Feira conta com 102 expositoras de produtos artesanais

A feira realizada excepcionalmente nesta terça-feira (8) contou com a participação da primeira dama Dona Marinete.
A feira realizada excepcionalmente nesta terça-feira (8) contou com a participação da primeira dama Dona Marinete. |  Foto: Ascom São Gonçalo
 


O Dia Internacional da Mulher foi comemorado mostrando toda a força e representatividade que a data merece, comemorando a expansão da Feira da Mulher Empreendedora de São Gonçalo (Femesg), que agora conta com 102 expositoras, oferecendo produtos artesanais à população e também visitantes, contribuindo para fortalecer a luta pelo respeito e reconhecimento do trabalho realizado ao longo de mais de 20 anos de história da feira.

A Secretaria de Assistência Social de São Gonçalo, através da subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, realizou uma comemoração para celebrar os avanços conquistados na feira da Mulher Empreendedora. A feira realizada excepcionalmente nesta terça-feira (8) contou com a participação da primeira dama Dona Marinete, do Secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio e a subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Cristina da Silva.

“A expansão da feira aconteceu graças ao empenho de cada uma dessas mulheres, que tem se capacitado através do Lidera Mulher, em parceria com o Sebrae. Aqui na feira as mulheres conseguem pôr em prática todo esse saber e obter seu recurso através das vendas. A implementação dessa política pública tem sido eficaz não apenas pela produção, mas no resultado final, que é a venda. As mulheres têm opção de empreender na feira, tornar-se microempreendedor individual (MEI). A subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres desempenha um grande papel junto às expositoras da feira”, disse o secretário Edinaldo Basílio.

A primeira-dama, Dona Marinete conferiu de perto os produtos oferecidos por cada artesã e conheceu um pouco das histórias de vida das empreendedoras que participam da feira.

“Achei a iniciativa maravilhosa. Fiquei sabendo de histórias de superação, com pessoas saindo da depressão e que sofreram com violências, e que enfrentaram dificuldades na vida,tendo oportunidades de novas perspectivas de vida. Todas elas estão de parabéns, gostei muito! “, disse a primeira-dama.

Muitas das mulheres que participam da feira venceram ciclos de violência doméstica e também depressão.

A prefeitura iniciou o processo de revitalização do quiosque utilizado pelas expositoras, com pintura e identificação, contribuindo para a organização das artesãs durante os dias de feira.

Oficinas de artesanato na praça

A coordenadora da feira, Ana Marita Figueira, contou que a partir da redução dos índices de contágio do coronavírus, a feira, em breve, terá a volta das oficinas de artesanato, ampliando a participação popular e fortalecendo o vínculo entre munícipes e a Feira da Mulher Empreendedora.

Também participaram da feira o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher e o Centro Especial de Orientação à Mulher (Ceom).

A feira da Mulher Empreendedora de São Gonçalo é realizada às quartas e sextas-feiras , das 8h às 17h.

< Salvo por um Anjo: bebê escapa da morte com ajuda de PM Justiça reduz penhora do Flamengo em dívida com banco a menos de 10% do valor inicial <