Zona Sul

Grades de proteção corroídas geram insegurança em orla de Niterói

Relatos são de que o local não possui reparos há tempos

Guardo-corpo sofre com falta de manutenção
Guardo-corpo sofre com falta de manutenção |  Foto: Lucas Alvarenga
 

Quem passa pelo calçadão das praias de Icaraí e Boa Viagem, na Zona Sul de Niterói, precisa ficar atento às grades de ferro, que são colocadas para evitar acidentes na faixa junto à areia. Moradores e turistas denunciam a falta de conservação dos guarda-corpos, que deteriorados pela ação do tempo, apresentam rachaduras e corrosões. O local é muito utilizado por quem faz atividades físicas ao ar livre. 

A equipe do ENFOCO percorreu o trecho e observou que as grades na altura do número 161, no Ingá, bairro vizinho a Icaraí, também sofre com o problema. Alguns pontos foram completamente tomados pela ferrugem e estão soltos, tirando a proteção de quem usa o local. 

A advogada Aline Monteiro reclamou da falta de manutenção com a grades danificadas.

"Isso é uma realidade que está sempre assim. Periodicamente eles têm que, ou fazer uma manutenção mais frequente, ou então mudar de tempo em tempo. E é um desperdício né, uma orla tão bonita, chega até ser perigoso" relatou, chamando a atenção para os perigos principalmente para as pessoas mais idosas. 

Alguns pontos foram completamente tomados pela ferrugem e estão soltos
  

Outra pessoa que costuma passear com frequência pelo local é o aposentado Paulo Roberto de Oliveira.  Encostado em uma das grades, ele também chamou a atenção para o problema. "A água, quando o maré está alta, vem até aqui em cima. Tá horrível, tem que trocar, é perigoso", pontua. 

Procurada, a Prefeitura de Niterói informou que a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) fará a substituição do guarda-corpo e que o processo de licitação já foi aprovado.

< Guerra entre tráfico e milícia deixa mortos e feridos no Rio Escolas de samba do Rio voltam a brilhar na Sapucaí após dois anos de pandemia <