Cidades

Grávidas que tomaram 1ª dose da AstraZeneca podem tomar 2ª da Pfizer no Rio

Imagem ilustrativa da imagem Grávidas que tomaram 1ª dose da AstraZeneca podem tomar 2ª da Pfizer no Rio
Outros 9 países autorizam a aplicação da segunda dose da Pfizer mesmo com a primeira ter sido da AstraZeneca. Foto: Anselmo Mourão -Ascom Maricá

Grávidas que se vacinaram contra a Covid-19 com a primeira dose da AstraZeneca poderão completar a imunização com a Pfizer, segundo o anúncio realizado pelo secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, na madrugada desta terça-feira (29).

De acordo ainda com o secretário, as gestantes devem passar por avaliação dos riscos e benefícios com seus médicos para assim realizar a aplicação da vacina da Pfizer 12 semanas após a primeira dose.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de nove países recomendam a aplicação da segunda dose da Pfizer posterior a primeira dose da AstraZeneca: Alemanha; Canadá; Coreia do Sul; Chile, Dinamarca; França; Finlândia; Noruega; Portugal; e Suécia. Outros quatro já autorizam: Espanha; Emirados Árabes; Inglaterra; e Itália.

O Rio segue com a vacinação nesta terça (29) para pessoas com 46 anos, sendo o período da manhã reservado às mulheres e o da tarde aos homens. Gestantes, puérperas e lactantes de 18 anos ou mais podem ser vacinadas qualquer dia da semana. Já a segunda dose deve ser realizada conforme a data estipulada no comprovante da primeira.

A vacinação de grávidas com AstraZeneca foi suspensa por orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), devido a possíveis efeitos adversos do imunizante.

< Mega-Sena sorteia R$ 20 milhões nesta terça Manhã de tiroteio, prisões e apreensões no Complexo do Salgueiro <