Cidades

Guarda Municipal apreende mais de 600 caranguejos

Durante o fim de semana prolongado, uma carga de 600 caranguejos e 200 guaiamuns, capturados no período de defeso, foi apreendida durante uma ação da Guarda Municipal de Niterói. Uma denúncia feita através do telefone 153, do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) levou os agentes até a Ponta da Areia, mas os responsáveis já haviam fugido do local.

"O Instituto de Conservação e Biodiversidade Chico Mendes já havia nos alertado sobre esta prática criminosa. Capturar animais em período de defeso é crime passível de prisão. Assim que conseguimos capturar os caranguejos e guaiamuns, os devolvemos ao manguezal da APA de Guapimirim, onde se reproduzem”, explicou Edson Jorge Martins, coordenador da Guarda Ambiental de Niterói. O período de defeso do caranguejo acontece em outubro, novembro e dezembro. Somente animais congelados inteiros podem ser comercializados, com a apresentação da declaração de estoque emitida pelas autoridades competentes.

< Bibi Perigosa é sucesso nas 'bocas de fumo' A história da nova cozinha que envelheceu e morreu. E para a nossa sorte, está renascendo. <