Acolhimento

Hospital de Maricá oferece sessão de cinema a crianças internadas

'Cine Conde' acontece semanalmente no Centro Pediátrico

A programação é voltada ao entretenimento infantil
A programação é voltada ao entretenimento infantil |  Foto: Bianca Farahon/Prefeitura de Maricá

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que iniciou um projeto que leva diversão às crianças internadas no Hospital Municipal Conde Modesto Leal. É o ''Cine Conde'', com a exibição de filmes infantis semanalmente. As sessões acontecem no Centro Pediátrico Anisio Rangel Filho, que fica em espaço anexo à unidade hospitalar, sendo uma forma de qualificar ainda mais o acolhimento aos pequenos e humanizar o atendimento oferecido, proporcionando momentos de leveza e entretenimento em meio à estadia na pediatria.

O Cine Conde conta com uma programação de filmes infantis variados, que são projetados em um telão. Além disso, as crianças internadas no Centro Pediátrico e os acompanhantes recebem um lanche especialmente para acompanhar a sessão, preparado pela equipe de nutrição da unidade.

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, destacou que ações como essa trazem leveza ao ambiente hospitalar e contribuem para otimizar a assistência ao público infantil.

"O Centro Pediátrico do Hospital Conde Modesto Leal oferece atendimento qualificado e humanizado às crianças, por isso as sessões de filmes se somam a esse processo. O ambiente hospitalar ainda é, muitas vezes, visto como hostil pelo público infantil e essa iniciativa ajuda em duas frentes: tornando esse momento mais leve e promovendo o bem-estar. Com isso, oferecemos um acolhimento ainda melhor e auxiliamos na recuperação dos pequenos", destacou Solange.

Aprovação dos pais  

As primeiras sessões no Centro Pediátrico aconteceram nos últimos dias 2 e 4, com a exibição do filme "Viva - A vida é uma festa", que conta a história de um menino que sonha em se tornar um grande músico. 

A programação foi um sucesso entre as crianças internadas na unidade pediátrica e também entre os responsáveis. Dilcineia da Conceição, mãe do pequeno Davi, afirmou que a iniciativa proporcionou apoio em um período delicado.

"O filme me emocionou bastante e o meu filho também gostou demais. Espero que continuem com esse trabalho, porque tirou um peso do meu coração e tornou esse momento mais leve", ressaltou Dilcineia.

Lembrando que a sessão de cinema promove também a interação entre as crianças e momentos diferenciados, o que faz a diferença principalmente para os pacientes e acompanhantes que passam por internações prolongadas no hospital. A atividade é uma iniciativa da equipe multidisciplinar da unidade, que atua no desenvolvimento do projeto e organização das sessões.

Humanização e cuidado

Antes mesmo da inauguração do Centro Pediátrico Anisio Rangel Filho, o setor de pediatria do Hospital Municipal Conde Modesto Leal já contava com atividades interativas e lúdicas para as crianças. Entre as ações desenvolvidas, destacam-se os projetos Certificado de Coragem, Aquarela, Cuca Fresca, para crianças alfabetizadas e adultos; além do Espalha Risos, com apoio de palhaços voluntários.

< Bizarro! Crocodilos rompem e saem de dentro de calçada; vídeo Boletim escolar de MC Melody surpreende fãs na internet <