Cidades

Idosa é soterrada em desabamento na Região de Pendotiba

Imagem ilustrativa da imagem Idosa é soterrada em desabamento na Região de Pendotiba
Idosa foi socorrida pelos Bombeiros e está internada no Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal), no Fonseca. Foto: Karina Cruz

Uma idosa, de 67 anos, ficou ferida após ser soterrada em um desabamento ocorrido na noite desta quinta-feira (30) no Badu, em Pendotiba, Niterói. A estrutura acabou não aguentando as fortes chuvas que caíram desde a tarde desta quinta-feira (30) na cidade.

Segundo o Corpo de Bombeiros, uma equipe do quartel de Charitas foi acionada por volta das 22h para prestar socorro à vítima na rua Olindina Alves, no Badu. Ela recebeu os primeiros socorros e foi encaminhada para o Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL), no Fonseca, Zona Norte de Niterói.

Procurada, a assessoria do hospital informou que a mulher teve uma fratura de pelve, mas não terá necessidade de cirurgia. A vítima está estável e ficará internada para observação e controle de dor. Já o imóvel, foi interditado pela Defesa Civil de Niterói.

"A mãe dos meus filhos ligou chorando porque teve um desabamento. Segundo a defesa civil, a laje cedeu onde estava a lavanderia. A minha sogra fraturou a bacia e precisou levar pontos. Ela está internada, mas estável. A casa dos fundos, onde meus filhos moram, está em alerta de risco por causa do risco de ceder. Então eles vão sair daqui", disse o genro da vítima, Bruno Castanheira.

Casa foi interditada por equipes da Defesa Civil na manhã desta sexta-feira (31). Foto: Karina Cruz

De acordo com o agente da Defesa Civil, Rodrigo Azeredo, a base onde foi construído o imóvel não foi realizada de forma correta e apresenta rachaduras por toda a parte. Ainda há riscos de novos desabamentos e por isso houve a interdição da casa.

"A casa ficou interditada por tempo indeterminado. A assistência social vai entrar em contato com a vítima para podermos tirar algumas dúvidas e dar um amparo a ela. Já a casa, ficou em alerta de risco. Quando é um imóvel particular, cabe ao proprietário para contratar um profissional habilitado e se responsabilizar pela obra. É esse profissional que vai dizer se a casa pode ser liberada ou demolida", disse.

A parte que desabou foi a lavanderia da casa. Eletrodomésticos, como a máquina de lavar, ficaram destruídos. Além do dano material, dois cachorros que a vítima cuidava também fugiram.

Niterói

A Prefeitura de Niterói informou, através da Defesa Civil do município, que cinco ocorrências foram registradas após as fortes chuvas: três deslizamentos e dois desabamentos parciais de imóveis, sendo um deles o caso de Pendotiba. Os outros locais não foram divulgados. De acordo com o Executivo, os pontos que acumularam mais chuvas nas últimas horas foram registrados em Tenente Jardim (57mm), Bonfim (51mm), Piratininga (47mm), Igrejinha / Maceió (46mm) e Coronel Leôncio (44mm).

Segundo a Defesa Civil, a chuva deixou pontos de alagamentos na Alameda São Boaventura, na Estrada Francisco da Cruz Nunes e no Barreto. Os fiscais também realizaram duas vistorias preventivas, relacionadas a risco de deslizamento e de desabamento de muro.

A cidade ainda se encontra em Estágio de Atenção, desde às 14h30 desta quinta-feira (30), devido à aproximação de núcleos que ocasionaram chuvas moderadas a fortes na cidade. A previsão continua para o decorrer desta sexta-feira (31), último dia de 2021.

A Prefeitura ainda informou que, em caso de emergência, é possível ligar para os telefones 199 ou 2620-0199. A Defesa Civil conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp.

Alameda

Um deslizamento causou um leve congestionamento na altura da Caixa d'agua, para quem seguia no sentido Niterói, na manhã desta sexta-feira (31).

Equipes da Companhias de Limpeza de Niterói (Clin) estiveram no local em busca de retirar os entulhos com o auxílio de caminhões e retroescavadeira. Para a remoção, foi necessário a interdição da faixa direita da via, o que causou lentidão no trânsito.

Barreto

"A Guarda Municipal faz um trabalho ótimo, só quero agradecer". São com essas palavras que a motorista, resgatada de um alagamento, define os sentimentos após ter sido retirada do interior do carro que ficou ilhado na noite desta quinta-feira (30), na Travessa Madame Pacheco, no Barreto, na Zona Norte de Niterói. 

A ação foi realizada por guardas civis municipais, que utilizaram um veículo da corporação para remover a vítima. Antes da retirada da motorista, tudo foi pensado e planejado corretamente para que ela e os agentes evitassem entrar na água por conta do risco de descarga elétrica. Ela foi retirada pela janela do veículo e levada para o trecho da via onde não estava alagado. 

São Gonçalo

A Defesa Civil de São Gonçalo informou que não registrou ocorrências até o momento e segue monitorando os índices pluviométricos e a situação por todo o município. Em São Gonçalo, o bairro com maior incidência de chuva nas últimas 24 horas foi Tenente Jardim, com 43,4 mm. Foram registrados alagamentos em vias, mas sem gravidades.

Um canal de umidade, que se estende do Amazonas até a Região Sudeste, provocou chuvas moderadas a ocasionalmente muito fortes do último dia 30 a madrugada desta sexta-feira (31).

< Policiamento em Cabo Frio terá drones após tiro que deixou turista ferido Faustão surpreende e aparece na Band na virada do ano <