Descarga elétrica

Iluminação e computadores do Cristo queimaram após queda de raios

Situação ocorreu na sexta-feira (10)

Fotógrafo Fernando Braga registrou momento exato da queda dos raios
Fotógrafo Fernando Braga registrou momento exato da queda dos raios |  Foto: Fernando Braga/Divulgação
 

A iluminação e computadores que ficam na parte interna do Cristo Redentor foram queimados pelos raios que caíram no monumento, na tarde da última sexta-feira (10), durante a forte chuva que atingiu a cidade do Rio. A estátua saiu ilesa.

As informações foram confirmadas pelo Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor. Imagens feitas pelo fotógrafo Fernando Braga mostram o momento exato da queda da descarga elétrica.

Segundo o Santuário, queimaram os holofotes de LED voltados para o Cristo e as lâmpadas da Capela Nossa Senhora Aparecida, que fica na base do monumento.

“Todo o sistema de iluminação e internet ficou avariado”, disse o Santuário ao g1. 

Na manhã deste domingo (12), uma equipe, incluindo alpinistas, fez uma avaliação para identificar possíveis danos causados à estrutura do monumento ao Cristo Redentor.

“A inspeção constatou que não houve dano ao monumento”, afirmou o Santuário.

Em 2015, foi diagnosticado que o sistema de proteção contra descargas atmosféricas no Cristo não garantia sua integridade, representando sério risco à estrutura.

Em 2021, foi realizada uma adequação, com a instalação da nova coroa com dimensão quatro vezes maior que a antiga, além de captores e aterramento mais robustos.

< Após hiato de 7 anos, Rihanna choca ao surgir grávida no Super Bowl Jornalistas morrem após capotamento de carro na BR-467 <