Cidades

Iluminação especial de Natal em Niterói começa nesta quinta-feira

Os primeiros espaços a terem as luzes coloridas acesas serão o Horto do Fonseca e as praças do Barreto e do Largo da Batalha. Foto: Arquivo/Wallace Rosa

Parques e praças públicas de todas as regiões de Niterói ganham, a partir desta quinta-feira (28), uma iluminação especial de Natal. Algumas das principais vias da cidade também estão recebendo decoração para as festas de fim de ano. Os primeiros espaços a terem as luzes coloridas acesas serão o Horto do Fonseca e as praças do Barreto e do Largo da Batalha.

A festa no Horto do Fonseca começa às 18h30 e contará com apresentações da cantora mirim Lívia Crelier, do grupo Papel Crepom e show do cantor niteroienses Byafra, no palco principal.  A praça Levi Francisco da Cruz Nunes, no Largo da Batalha e a praça do Barreto receberão iluminação especial em árvores e postes, além de presentes gigantes, em tamanhos variados.

Na sexta-feira (29), a partir das 18h30, será a vez do Campo de São Bento, em Icaraí. Sucesso em 2018, a ornamentação deste ano será ainda maior: mais de 1 milhão e 700 mil micro lâmpadas. Serão 250 árvores iluminadas, 80 elementos decorativos distribuídos pelo parque, entre bolas, sinos e soldadinhos de chumbo, além de 30 flores de lótus e seis anjos com trombetas iluminados e que flutuarão no lago.

A decoração contará também com um grande túnel de luz, com cerca de 200 metros de extensão, oito metros de largura e três de altura – o maior do país – que receberá DJs aos sábados e terá shows de luz e som sincronizados, a cada 30 minutos.

O Campo de São Bento terá, ainda, uma sonorização especial, um presépio no coreto à beira do lago e uma divertida “Fábrica de Brinquedos” – espaço para tirar fotos com Papai Noel, com direito a brincadeiras e efeitos especiais que imitam neve.

O Parque vai receber também muitas atrações artísticas como intervenções teatrais, diárias, com o grupo Papel Crepom e um animado cortejo com a Sinfônica Ambulante, além da Orquestra da Grota, na Fábrica de Brinquedos, com o repertório como ‘Nona sinfônica de Beethoven’, ‘Jolly Old Saint Nicolas’, ‘Bate o Sino’ e ‘Noite Feliz’, e apresentação de cinco duplas de cordas, espalhadas pelo Parque.

No sábado (30), será acesa a árvore de Natal de São Francisco, que tem 50 metros de altura, 22 de diâmetro e tocará músicas. São 75 mil micro lâmpadas de LED, 60 refletores, 2.700 metros de festão verde, mil strobos (globos com luzes piscando) e 36 moving lights (equipamento de iluminação móvel).

A árvore também ganhará 66 elementos luminosos com tema natalino e 600 metros de neon azul. Complementando a decoração, no alto uma estrela de 12 pontas medindo 3,5 metros de altura.

A praça do Rádio Amador, onde a árvore foi montada, será transformada na vila do Papai Noel, com um parque temático, mexendo com a imaginação de crianças e adultos. Duendes e muitos presentes gigantes vão compor o cenário. O evento começa às 18h30, com apresentação do coral cênico da Scuola di Cunltura Canta Mais, da violoncelista da Grota, Kely Pinheiro, e da cantora niteroiense Zélia Duncan.

A secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, conta que um container decorado como uma grande caixa de presente será colocado no Horto do Fonseca, no Campo de São Bento e na Praça do Rádio Amador para receber doações de brinquedos, que serão distribuídos para crianças em situação de vulnerabilidade social na região.

“Nosso objetivo é incentivar o potencial turístico da cidade com a decoração natalina e espalhar uma mensagem de paz e solidariedade aos niteroienses. Queremos que os comerciantes, moradores e visitantes participem deste evento festivo. Niterói merece esse carinho”, diz Dayse Monassa.

Algumas das principais vias da cidade também estão recebendo decoração especial para as festas de fim de ano, como as avenidas Jansen de Melo, Marquês do Paraná, Roberto Silveira e Quintino Bocaiúva. A previsão é de que a decoração natalina fique na cidade até o dia 6 de janeiro.

< Óleo que atingiu Rio de Janeiro é compatível com o do Nordeste Adesões a consórcios aumentaram 12,8% em outubro <