Cidades

Inaugurado 1º Centro de Castração para cães e gatos em São Gonçalo

1º Centro Municipal de Castração foi inaugurado na manhã desta sexta-feira. Foto: Divulgação

Sob os olhares de diversos ativistas de proteção animal da cidade, o prefeito José Luiz Nanci inaugurou, na manhã desta sexta-feira (27), o 1º Centro Municipal de Castração para cães e gatos de São Gonçalo. Com a inauguração do Centro, São Gonçalo se junta a outras grandes cidades, como Rio e Niterói, no grupo de metrópoles que disponibilizam esse serviço de forma gratuita.

"Este é o primeiro centro de castração da história de São Gonçalo. Estamos dando um passo à frente no cuidado com os animais. Esse centro era uma solicitação dos moradores da nossa cidade. A castração faz parte das ações de prevenção de riscos à saúde pública e o Centro de Castração é de grande relevância, pois ao diminuir o número de animais na rua, consequentemente serão minimizados os acidentes com mordedura e problemas provenientes de diversas zoonoses", comemora o prefeito José Luiz Nanci.

O processo de castração animal será orientado pela Vigilância Sanitária com o apoio de uma médica veterinária do município. A expectativa é de que sejam realizadas semanalmente, em média, 30 cirurgias em cães e gatos.

"Agradeço pela participação de diversas pessoas nesse processo, entre elas aos protetores animais, além do judiciário, com destaque para a promotoria de São Gonçalo e a toda minha equipe que contribuiu para que inaugurássemos esse equipamento. Este é o primeiro passo para uma atividade que, além de dar melhores condições aos animais, vai controlar o processo descontrolado de procriação", explica o secretário de Saúde, Jefferson Antunes.

Localizado no bairro Amendoeira, o Centro é equipado com três containers interligados com recepção, vestiário, sala de pré-operatório, sala de esterilização, sala de antissepsia, sala de cirurgia, sala de pós-operatório, copa e banheiros. A equipe da unidade será composta por quatro médicos veterinários cirurgiões, quatro médicos veterinários anestesistas e dois auxiliares, além de serviços gerais e administrativos.

O centro funcionará de segunda a sexta, das 8h às 12h, e na parte da tarde, das 13h às 17h.

"A castração faz parte da posse responsável, e o dono precisa entender isso e levar essa questão a sério. Castrar é também um ato de amor. Nós precisamos ter a consciência de que as políticas públicas devem ser executadas de maneira igualitária, a fim de proporcionar melhorias. E através desse instrumento, será possível ter um melhor controle populacional destes animais e, por sua vez, garantir o acesso dos serviços à população", afirma Márcio Barreiros Fernandes, coordenador da Vigilância Sanitária.

Serão castrados animais a partir dos quatro meses até sete anos. No dia da cirurgia, cada animal passará por uma avaliação clínica, como verificação de mucosa, tempo de preenchimento capilar (TPC), aferição de temperatura corporal, estado de carne, avaliação cardiológica pela ausculta, avaliação pulmonar e abdominal.

Moradora do Jóquei, a aposentada Jurema do Amaral, 65 anos, era uma das mais animadas pela inauguração do Centro. Com seis animais em casa, sendo quatro cães e dois gatos, ela já cadastrou três deles para realizarem o serviço. "Não tem jeito. Pego os animais na rua, cuido e na hora de doar já estou apegada. Estou imensamente feliz com essa unidade", conta.

O pré-agendamento já começou e para realizar o pré-cadastro basta enviar um e-mail para [email protected], com nome, CPF e endereço, sendo requisito obrigatório ser morador do município. A partir de outubro, os interessados receberão um e-mail de confirmação com data e horário da realização do agendamento, que será presencial, no Departamento de Controle de Zoonoses e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde, que administra o Centro. Cada pessoa poderá solicitar a castração de até três animais.

< Buscas em barbearia de suspeito de matar professora Torneio de games agita Maricá <