Cidades

Inea anuncia desobstrução para renovar Lagoa de Piratininga, em Niterói

Obstrução no túnel está entre os motivos para as condições na Lagoa de Piratininga. Foto: Ibici Silva

As obras para desobstruir o Túnel do Tibau, que permitirão a renovação das águas da Lagoa de Piratininga, em Niterói, serão realizadas em caráter emergencial e começam até o fim deste ano.

O anúncio foi feito pelo presidente do Inea, Carlos Henrique Vaz, ao deputado estadual Gustavo Schmidt, que preside a Comissão de Saneamento Ambiental da Alerj (Cosan), durante uma reunião nesta terça-feira (12), da qual também participou o subsecretário de Estado de Saneamento, Marcelo Delaroli.

O caráter emergencial, segundo Schmidt, é uma resposta à representação feita em junho pela Cosan ao Ministério Público, denunciando à poluição do Sistema Lagunar de Niterói.

Carlos Henrique também se comprometeu a manter aberto o canal que liga a Praia de Itaipu à Lagoa e a reforçar o Projeto Se Liga, que verifica, in loco, quais residências da Região Oceânica ainda não realizaram a ligação com a rede de esgoto. 

"Foi uma reunião bastante produtiva. Iniciamos essa discussão em junho junto ao Ministério Público, e fico feliz que o Inea tenha respondido de pronto às nossas reivindicações", afirma Gustavo Schmidt.

Para o próximo ano, o Inea também garantiu que haverá atenção especial aos rios que fazem a ligação com o sistema lagunar de Niterói, por meio do Projeto Limpa Rio.  "Estamos fazendo a nossa parte, trabalhando para que Niterói se torne, verdadeiramente, um município com excelente qualidade de vida. Essa parceria da Cosan com os órgãos responsáveis pelo saneamento é fundamental para que as coisas funcionem", concluiu Schmidt.

< Mais de R$10 milhões para ensino médio integral no Estado do Rio Profissionais da saúde exigem melhorias em SG <