Cidades

Interdições no trânsito de Maricá no feriado de Carnaval

Imagem ilustrativa da imagem Interdições no trânsito de Maricá no feriado de Carnaval
As medidas seguem as regras de distanciamento social em combate à pandemia da Covid-19. Foto: Evelen Gouvêa - Ascom Maricá/Arquivo

Os motoristas que circularem pela cidade de Maricá no período de Carnaval devem ficar atentos às mudanças efetuadas no trânsito. É que a Secretaria de Trânsito preparou um esquema especial, entre os dias 13 e 17, nas principais ruas e avenidas dos bairros de Ponta Negra, Espraiado, Itaipuaçu e Cordeirinho, locais que normalmente atraem grande público nos feriados, em virtude de suas belezas naturais, mesmo com o cancelamento pela Prefeitura da festividade carnavalesca. As medidas seguem as regras de distanciamento social em combate à pandemia da Covid-19.

“Nesse período, o fluxo de veículos aumenta bastante, principalmente no acesso às praias. Então, montamos um esquema de trânsito que visa o menor impacto na mobilidade, e que, ao mesmo tempo, garante o ordenamento urbano”, declarou o secretário de Trânsito, Márcio Silva Carvalho.

Ainda segundo o secretário, a equipe optou por fechar o mínimo de trechos possíveis para evitar transtornos aos moradores e também aos visitantes.

“Trabalharemos com uma escala de 12×36 que contará com o efetivo de 60 orientadores de trânsito por dia, distribuídos nos quatro distritos, com reforço nas áreas críticas de centros comerciais e de praias. Contaremos também com o reforço dos agentes de trânsito, que atuarão na fiscalização nas ruas durante a operação carnaval”, afirmou.

Em Ponta Negra, ficará fechada parte da orla (do posto de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros até a Rua 163, com a Avenida Maysa). O objetivo é coibir a passagem de blocos carnavalescos não oficiais, uma vez que esse setor tradicionalmente é usado para a passagem dos blocos carnavalescos.

Ainda no mesmo bairro, outro ponto que sofrerá alteração é o binário no centro (divisão do trânsito em duas vias principais em mão única) do pórtico de boas-vindas, próximo ao Destacamento de Polícia Ostensiva (DPO), até à ponte.

O terceiro local de bloqueio é o acesso ao Farol de Ponta Negra que será fechado para veículos e liberado apenas para pedestres.

Na região do Espraiado, bairro contemplado com uma cachoeira, seis orientadores de trânsito da região irão garantir o ordenamento do estacionamento ao longo da Estrada do Espraiado.

Também haverá bloqueio de veículos para o acesso à cachoeira na altura da Ponte Solar Dom Quixote, situada no ponto final do Tarifa Zero (Vermelhinho). A ação contará também com equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente.

Já em Cordeirinho, ficará fechado para veículos o trecho da orla da Rua 90 com a Avenida Maísa, com acesso liberado apenas para pedestres.

No outro ponto da cidade, em Itaipuaçu, a Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua 1) contará com orientadores de trânsito para garantir o acesso de veículos no trecho da Rua 37 à orla.

Também em Itaipuaçu, no Recanto, os acessos à praia contarão com cinco orientadores de trânsito, auxiliando os motoristas para estacionarem  nas vagas regulamentadas. Quando as vagas preenchidas,  o acesso será fechado para veículos e livre para pedestres. A prefeitura ressalta que a ponte do Recanto também poderá ser bloqueada para a entrada de automóveis, dependendo do fluxo, ficando aberta somente para a saída.

< Capturado por bandidos após fotografar local de crime em SG Catador de lixo é encontrado morto em São Gonçalo <