Orgulho

Irmãos de SG entre os mais talentosos do mundo

Luigi e Dimitri são apaixonados pelo céu e os astros

O reconhecimento é do grupo Internacional Star Kids Awards 2023
O reconhecimento é do grupo Internacional Star Kids Awards 2023 |  Foto: Reprodução
 

Dois irmãos de 7 e 13 anos, moradores de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, entraram para o seleto grupo de crianças consideradas como mais talentosas do mundo. O reconhecimento é do grupo Internacional Star Kids Awards 2023.

A premiação, na categoria Ciência Espacial e Astronomia, foi recebida pelos brilhantes meninos Luigi Ferreira Lima e Dimitri Ferreira Lima, em meados de julho.  

Leia+: Crianças de São Gonçalo descobrem 4 asteroides; NASA faz análise

"Queremos muito agradecer a Deus, a nossa família, a nossa escola, por sempre acreditar nos nossos sonhos e a todos vocês. Estamos muito felizes pelo prêmio. Muito obrigado por este grandioso reconhecimento", disse Luigi, em um vídeo. "Queremos também agradecer a equipe Internacional Star Kids Awards", completou Dimitri.

A premiação, na categoria Ciência Espacial e Astronomia, foi recebida pelos brilhantes meninos em meados de julho
A premiação, na categoria Ciência Espacial e Astronomia, foi recebida pelos brilhantes meninos em meados de julho |  Foto: Reprodução
 

Os pequenos sempre foram apaixonados pelo céu e os astros, e no ano passado descobriram quatro asteroides. Eles chegaram a receber um certificado internacional do programa Caça Asteroides MCTI, do governo federal, em parceria com a NASA.

Astrônoma amadora, Lúcia Ferreira é mãe dos meninos. A família mora no bairro Venda da Cruz. Ela explica que o prêmio recebido da Internacional Star Kids Awards é específico para crianças com habilidades excepcionais, que tenham algum tipo de talento.  

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Dimitri, Luigi, e Luiz C. Barbosa (Pai). (@astro_irmaos)

"Meus filhos são apaixonados por Astronomia,  participam de vários projetos de ciência cidadã, inclusive o Caça Asteroides MCTI,  no qual ano passado fomos convidados a estar presentes em Brasília para receber medalhas pelas detecções de asteroides", contou.

Lúcia lembra, com entusiasmo, que graças ao desempenho e dedicação dos filhos,  a equipe ficou no ranking de 2º lugar entre 10 mil participantes.  

"Depois disso eles começaram a estudar e a se dedicar também na área da ciência espacial participando de cursos disponibilizados pela Agência Espacial Brasileira. Hoje eles têm a página deles divulgando Ciência e tudo que eles vão aprendendo", disse.

Ela já havia contado ao ENFOCO que após descobrir o Caça Asteroides MCTI, um programa em parceria entre o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações e o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA Partner) — através de uma palestra de astronomia — decidiu criar um grupo com os filhos, o marido e alguns amigos.

O Caça Asteroides MCTI é um programa que conta também com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT).

"O mais novo [Luigi] é medalhista pelo Caça Asteroides, e o mais velho [Dimitri] além do Caça Asteroides, é medalhista em olímpiadas científicas", revela orgulhosa.

< PF faz operação contra aliados de Bolsonaro em Niterói Policial militar mais forte do mundo é do Rio de Janeiro <