Cidades

Itaboraí dá 2ª dose da Pfizer para grávidas que tomaram 1ºda AstraZeneca

Imagem ilustrativa da imagem Itaboraí dá 2ª dose da Pfizer para grávidas que tomaram 1ºda AstraZeneca
Vacinação na cidade é feita das 8h às 16h. Foto: Divulgação

Seguindo a deliberação (nº 6/30 de junho de 2021) da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Estado do Rio, as gestantes e puérperas (com e sem comorbidades), que já tenham recebido a 1ª dose da AstraZeneca deverão tomar uma dose da vacina da Pfizer após o intervalo de 12 semanas para completar o esquema vacinal.

Em Itaboraí, a vacinação deste grupo prioritário acontece no Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha, no Centro, e na Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira Filoco (PEMVJOF), em Manilha. O horário de vacinação é de 8h às 16h.

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) ressalta que as gestantes e puérperas devem apresentar prescrição ou autorização médica, comprovante de vacinação da 1ª dose e documento de identificação, além de assinar um termo de esclarecimento de intercambialidade para vacinação (disponível no link). O superintendente de Vigilância em Saúde, Renato Botticini, destaca a importância da avaliação médica prévia.

“Completar a imunização é o que garante eficácia na luta coletiva de combate ao coronavírus. Para se informar melhor, procure o profissional responsável por acompanhar sua gestação ou puerpério”, explicou o superintendente.

No início do mês de maio, a Prefeitura de Itaboraí suspendeu a vacinação da AstraZeneca/Fiocruz para gestantes e puérperas contra Covid-19, acatando imediatamente a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Desde a determinação, este grupo prioritário tem recebido apenas as vacinas CoronaVac (Instituto Butantan/Sinovac) e Pfizer.

< Final de semana com madrugada ainda mais gelada em Niterói e região Variante Delta dispara na Ásia e causa restrições <