Cidades

Julho Amarelo: Saúde amplia ações contra Hepatites em São Gonçalo

De acordo com a coordenação de Vigilância Epidemiológica de São Gonçalo, em 2018 o município contabilizou 130 casos de Hepatites Virais. (Foto: Divulgação - Agência Brasil)

O Julho Amarelo, como é conhecido o mês de luta contra as hepatites virais, está sendo celebrado em São Gonçalo com a realização de diversas ações oferecidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Esta semana, a equipe irá realizar palestras, testes rápidos e vacinação em três locais: Praça Luiz Palmier (Rodo), Polo Sanitário Hélio Cruz e Rua Yolanda Saad Abuzaid (em frente ao prédio do relógio). 

Dados do Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais 2019, divulgados nesta segunda-feira (22) pelo Ministério da Saúde, apontam que o número de pacientes notificados com casos de hepatites virais no Brasil aumentou 20% de 2008 a 2018.

De acordo com a coordenação de Vigilância Epidemiológica de São Gonçalo, em 2018 o município contabilizou 130 casos de Hepatites Virais, sendo 56 do mês de Janeiro a Julho. Neste ano de 2019, até o momento, foram notificados 22 casos. 

"É uma doença com variantes e devemos ressaltar que muita gente não sabe que tem hepatite. Por isso é importante realizar os testes rápidos", explica a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues. 

Com uma pequena amostra de sangue do dedo, os tipos B e C de hepatite são testados separadamente. O resultado sai em torno de 30 minutos. Os laudos são entregues individualmente e quem apresentar resultado positivo para a presença do vírus vai ser encaminhado para atendimento pós-teste em uma unidade de tratamento especializada. 

A hepatite C é transmitida por via sanguínea. Pessoas acima de 40 anos, privadas de liberdade, usuários de álcool e drogas injetáveis, quem já fez procedimentos de tatuagem, piercing ou sofreu transfusão até o ano 1993, além de pacientes de hemodiálise, são considerados vulneráveis à doença. O tratamento chega a 95% de cura. 

Já o tipo B é uma doença sexualmente transmissível e que também pode ser passada da mãe contaminada para o bebê, durante a gestação. Além do uso de preservativos, outra forma de prevenção é a vacina, que está disponível nas unidades de saúde municipais. Pessoas de todas as idades podem se imunizar, sempre em três doses: uma 30 dias após a primeira aplicação e outra seis meses depois. Desde 1997, a proteção contra a hepatite B já consta no Calendário Nacional de Vacinação. O tratamento também é feito via oral. 

Confira os dias das ações

- 23/07 das 9h às 15h30 
Praça Dr. Luiz Palmier (praça da Marisa) - Centro - Teste rápido e vacina contra a Hepatite B 

- 24/07 das 9h às 11h 
Polo Sanitário Hélio Cruz (Alcântara) - Palestra sobre as Hepatites Virais e Teste Rápido 

- 25/07 das 9h às 15h30 
Em frente ao prédio do relógio em Alcântara - Teste rápido e vacina contra a Hepatite B 

< Maricá realiza operação tapa-buraco em diversos bairros Quase mil vagas para cursos gratuitos <